A diretora de Saúde do SindBan, Olivia Brossi participou de uma ação de prevenção ao suic ídio na agência do Santander na sexta-feira (15/9). A atividade faz parte do Setembro Amarelo, uma campanha mundial de conscientização sobre a realidade do suic ídio e as formas de prevenção. O s ímbolo da campanha é uma fitinha amarela.
Dados oficiais indicam que 32 brasileiros cometem suic ídio todos os dias, um número superior ao de v ítimas da Aids e da maioria dos tipos de câncer. Segundo a Organização Mundial da Saúde, nove em cada 10 casos poderiam ser prevenidos.
O problema atinge a categoria bancária, que vive sob grande estresse gerado pelas metas de vendas, excesso de trabalho e assédio moral, que geram afastamentos e casos de depressão, uma das principais causas do suic ídio.
Uma pesquisa da UNB (Universidade de Bras ília) constatou que, entre 1995 e 2015, 181 bancários cometeram suic ídio, média de um suic ídio a cada 20 dias.
“;Nós alertamos os bancários sobre o problema e mantemos aqui no SindBan uma equipe de saúde para atendimento, que reúne psicólogo, assistente social e fisioterapeuta. é imprescind ível que a pessoa busque e receba ajuda para evitarmos o suic ídio “;, disse Ol ívia.
Depressão – Os dados apontam que quase 100% das pessoas que se suicidaram enfrentavam algum problema mental – a maioria depressão, uma doença de grande ocorrência entre os bancários.
Segundo o site da campanha, o “;Setembro Amarelo “; é uma iniciativa brasileira iniciada em 2015 e incentivada mundialmente pela Associação Internacional para Prevenção do Suic ídio (IASP). A campanha “;Setembro Amarelo “; reúne ações de conscientização sobre a realidade do suic ídio e as formas de prevenção.