Bancários realizam assembleia para debater ações na Greve Geral

26/04/2017 – 10:00

Encontro acontece na noite desta quarta-feira (26), na sede do SindBan (Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região)

Prevista para ser a maior mobilização de trabalhadores e de diversos setores da sociedade dos últimos 30 anos no Brasil, a Greve Geral, que acontece no dia 28 de abril, próxima sexta-feira, está mobilizando diversas categorias para ir às ruas contra as Reformas da Previdência e a Trabalhista. Na noite desta quarta-feira (26), bancários, que já anunciaram a adesão da paralisação, se reúnem para debater ações.

Segundo o presidente do SindBan (Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região), José, Antonio Fernandes Paiva, a decisão de aderir à Greve Geral foi discutida também em assembleia. “;Na semana passada, o Sindicato se reuniu com a categoria e a decisão da maioria foi aderir ao movimento que luta contra a retirada de direitos conquistados com anos de luta “;, comentou o sindicalista.

Nesta terça-feira (25), o Conespi (Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba) anunciou a adesão de 100% dos trabalhadores da Via ágil, concessionária do transporte público urbano do munic ípio. A categoria decidiu paralisar as atividades das 4 às 11h, como protesto contra as Reformas. Além dos motoristas de transporte público e dos bancários, o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência, a Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) e o Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Piracicaba também aderiram à greve.

Para a vice-presidente do SindBan, Angela Ulices Savian, a paralisação é uma forma dos trabalhadores mostrarem que nenhum direito conquistado vai ser retirado. “;As Reformas da Previdência e Trabalhista representam um retrocesso enorme para as categorias trabalhistas. O SindBan está realizando ações desde do anúncio das Reformas, cada vez mais, o Governo Federal prioriza a elite e o empresariado e coloca a conta nas costas dos trabalhadores “;, comentou.

Roteiro

A partir das 7h, as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, em conjunto com os Sindicatos de Piracicaba e os Movimentos Sociais, estarão concentrados na Avenida Armando Sales com a rua Xv de Novembro. Segundo Paiva, o roteiro foi definido nesta segunda-feira (24), em um fórum de entidades, na Apeoesp. “;Sairemos em caminhada até a Praça José Bonifácio, onde os professores estaduais vão estar concentrados, seguindo então pela rua Boa Morte até a rua D Pedro I no Mercado Municipal, segue pela rua Governador, e então vamos gritar bem alto no Prédio da Previdência Social na rua XV de Novembro “;, comentou.

Santa Bárbara

Em Santa Bárbara, os bancários decidiram retardar a abertura das agências centrais em 1 hora. Segundo a diretora do SindBan, Andreia Chiquetto, os trabalhadores vão participar da caminhada contra as Reformas, organizada por centrais sindicais da cidade. “;A concentração começa às 9h, na Praça Dona Carolina, em frente ao Fórum, vamos seguir pela avenida Monte Castelo, passaremos pela rua Dona Margarida e encerraremos a caminhada na Praça Central “;.

Na semana passada, dirigentes sindicais percorreram as agências da cidade e conversaram com os bancários sobre os motivos que levaram o SindBan aderir à paralisação. Segundo Paiva, todos os bancários da base receberam material explicativo. “;Como não é uma greve da categoria, não podemos obrigar os bancários a aderirem a greve, porém, nós conversamos com os trabalhadores sobre a importância de lutar pelos direitos trabalhistas que foram conquistados com anos de luta e podem ser perdidos “;, comentou.

Os dirigentes sindicais de outras cidades participaram das atividades realizadas na cidade de Piracicaba.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content