Em um evento marcado por reflexões, reconhecimento e renovação de compromissos, o Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região (SindBan), realizou, nesta quarta-feira (22), sua plenária de aniversário, celebrando 66 anos de história e 90 dias de gestão da nova diretoria, empossada no dia 17 de julho.
A plenária teve início com a exibição de um vídeo institucional que resgatou a trajetória de luta e conquistas do sindicato ao longo de mais de seis décadas. A apresentação emocionou os presentes e serviu como ponto de partida para uma análise do papel da entidade na defesa dos direitos da categoria.
Durante o encontro, os diretores reafirmaram seus compromissos de atuação em todos os segmentos — bancos públicos e privados —, destacando também a importância da participação ativa na sociedade para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à redução das desigualdades sociais, à geração de emprego e renda e ao desenvolvimento socioeconômico das cidades onde o sindicato está presente.
Ficou definido que, nos próximos nove meses, será desenvolvido um amplo trabalho coletivo, com o objetivo de apresentar, em outubro de 2026, um balanço ainda mais positivo, reafirmando o compromisso do Sindban com a democracia, a defesa dos direitos dos bancários e a ampliação das conquistas da classe trabalhadora.
Diversos dirigentes apresentaram relatos de suas atuações em diferentes frentes. Lucas Passos de Lima, do Banco do Brasil; Agnaldo Roncasaglia, da Comissão de Organização dos Empregados do Bradesco; Marcelo Abrahão, do Itaú; Robinson de Jesus Sartori, do Banco Mercantil; e Ângela Savian, vice-presidente do Sindban e integrante da Comissão de Empregados do Santander, compartilharam experiências e resultados de suas ações nas respectivas instituições.
O diretor Paschoal Verga Júnior apresentou um relato histórico da participação do sindicato nas lutas da categoria, seguido por uma fala do presidente Paiva, que abordou uma avaliação política mais ampla, destacando a importância das eleições de 2026 como um momento decisivo para o fortalecimento dos trabalhadores e para o afastamento de políticas que, no passado, promoveram a redução de direitos trabalhistas.
A plenária de aniversário reafirmou, assim, o papel do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região como uma entidade viva, atuante e comprometida com os ideais de justiça social, democracia e valorização do trabalho bancário — princípios que têm guiado sua trajetória ao longo de 66 anos de história e continuam a orientar seus próximos passos.