Mobilização nacional reforça a importância da atuação sindical diante das demissões em massa
Diante da demissão em massa de mais de 1.000 bancários promovida pelo Itaú Unibanco em São Paulo, o Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região (SindBan) participou ativamente do Dia Nacional de Luta, realizado na última quarta-feira (17), em solidariedade aos trabalhadores afetados e em protesto contra a postura arbitrária adotada pela instituição financeira.
A mobilização nacional foi organizada pelo movimento sindical após o banco desligar trabalhadores sob a justificativa de baixa produtividade no regime remoto e híbrido, com base em monitoramentos digitais de inatividade nos computadores corporativos.
Em Piracicaba, os diretores do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e região (SindBan) estiveram no local antes do início do expediente bancário e conversaram diretamente com os trabalhadores. O objetivo foi informar sobre o cenário atual, os direitos dos bancários e o que precisa ser feito diante das demissões em curso.
Segundo o sindicato, o banco não apenas deixou de justificar adequadamente as demissões, como também não comunicou previamente o movimento sindical — descumprindo, assim, uma cláusula do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) que exige diálogo prévio em situações de desligamento coletivo.
Durante a ação, os diretores, Marcelo Abrahão, Rui Pezolato, Agnaldo Roncasaglia, Eliana Cambraia, Paulo Cherles Manarim e a colaboradora Luciana Ana destacaram aos bancários a importância da atuação sindical. Marcelo Abrahão, reforça que, “ressaltamos que benefícios como vale-refeição, vale-alimentação, auxílio-creche, entre outros, não são obrigatórios por parte do banco — são conquistas históricas do movimento sindical”.
Abrahão explicou que o SindBan está de portas abertas a todos os bancários e bancárias, associados ou não, e que a luta sindical é responsável por garantir e manter os direitos que hoje fazem parte do cotidiano da categoria.
O momento também foi de reflexão sobre a trajetória de lutas da categoria. Na sexta-feira (19), a Câmara Legislativa de São Paulo fará uma homenagem aos 40 anos da conquista da jornada de seis horas, fruto da histórica greve dos 68 dias. Oportunidade em que o presidente da instituição, José Antonio Fernandes Paiva, será homenageado pela sua dedicação à luta e conquistas dos benefícios da categoria.
ATENDIMENTO – O Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região está de portas abertas para atender todos os bancários e bancárias, segundo Paiva, o compromisso da instituição vai além da defesa dos direitos trabalhistas: oferece apoio para resolver demandas da categoria e conta com uma equipe multidisciplinar preparada para promover a saúde e o bem-estar dos trabalhadores do setor bancário. As dúvidas e orientações ou para conhecer melhor os serviços oferecidos pelo SindBan, a equipe está pronta para atender, apresentar os benefícios disponíveis e explicar como se tornar um associado.