O Banco do Brasil anunciou, na última sexta-feira (21), através do seu portal da transparência, que cumprirá a liminar solicitada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) que garante aos ex-funcionários do banco Nossa Caixa, que tenham trabalhado ao menos um dia no BB, o direito de ingressar no plano de saúde Cassi – Associados. O banco informou que o associado será responsável pelo pagamento integral do custeio, com um percentual de 8,5% sobre as verbas salariais (INSS + complementação).
Embora o banco tenha seguido a liminar, o movimento sindical discorda da inclusão dos beneficiados nas regras de custeio pós 2018 e aguarda julgamento de um embargo que questiona essa determinação. Caso a juíza decida que a regra de ingresso no plano seja a data de ajuizamento da ação, o percentual de pagamento poderá ser reduzido.
Lucas Passos de Lima, diretor do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e região (SindBan) e representante da Comissão de Empresas do Banco do Brasil (CEBB), afirma que, “o banco deveria seguir o regulamento com base na data do ajuizamento da ação e garantir que os ex-funcionários sejam incluídos no plano com o patrocínio do banco no pós-laboral”. Segundo ele, os bancários contribuíram para o lucro do BB desde a incorporação, mas não aderiram à CASSI antes por serem impedidos.
O processo de adesão ao plano de saúde está detalhado no portal da instituição. Os interessados devem preencher o Formulário de Inclusão CASSI – Egressos – ACP e enviar a documentação conforme sua categoria (titular, cônjuge ou dependente). Em seguida, devem acessar a página funcionalismo.bb.com.br e seguir as instruções para formalizar a solicitação.
A Economus também informou que, caso o beneficiário possua assistência em algum dos seus planos e faça a adesão ao CASSI, será notificado para optar por um dos planos, sem possibilidade de retorno caso a liminar seja derrubada.
Apesar da liminar ser cumprida, o banco não comunicou a CEBB sobre a decisão, e a entidade continua à disposição para negociar e aguarda uma proposta para os bancários da ativa, conforme prometido até o dia 31 de julho.
O Sindicato dos Bancários de Piracicaba e região oferece apoio jurídico aos aposentados e coloca sua equipe à disposição para auxiliar na dúvida ou dificuldades relacionadas ao envio dos documentos.
O beneficiário será colocado no plano Cassi Associados, sem patrocínio do Banco, seguindo a regra pós 2018. O custeio será de 8,5% sobre as verbas salariais (INSS + complementação).
Para efetuar a adesão, o interessado deverá preencher o Formulário de Inclusão CASSI – Egressos – ACP e enviar a documentação correspondente à sua categoria (titular, cônjuge ou dependente). Com o formulário e os documentos em mãos, será necessário acessar a página funcionalismo.bb.com.br, selecionar as opções “Nova”, “Abrir Demanda”, “Nova solicitação Funcionalismo”, escolher o serviço “CASSI – ACP 1 – 55”, anexar a documentação e clicar em “Gravar”.
O prazo para inclusão na CASSI é de 30 dias, mas não existe um prazo final para adesão.