Reunião no SindBan reúne representantes do poder público e entidades civis para impulsionar o desenvolvimento econômico local
Na manhã desta terça-feira (25), o Conselho Municipal de Expansão e Desenvolvimento Industrial e Comercial de Piracicaba (Comedic) se reuniu no Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região (SindBan). Durante o encontro, foram analisados os pedidos de isenção de impostos de duas empresas, a Gestamp, que se instalará no município, e a Koppert, que implantará uma nova unidade.
Formado por representantes de entidades civis e do setor público, o Comedic avalia as diretrizes da política municipal relacionadas à isenção de impostos e taxas, além de promover ações para atrair novos investimentos e expandir o mercado local.
A reunião contou com a presença de Emmilyne Nicolette, da Câmara Municipal de Piracicaba; Renata Prates Tomé, do Senac Piracicaba; Gabriela Rodrigues, da Unimep; Cássio Murilo Rossete, da Adinorte; Ophir Figueiredo, do Senai; Paulo Estevam Campos, do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras (Simespi); Ademir José Graciani, da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi); José Antonio Fernandes Paiva e Paulo Afonso de Lima, do Instituto Intersindical; Angelo Tadeu Ali, da Câmara dos Dirigentes Lojistas; Renato de Albuquerque Ferreira, da Fundação Municipal de Ensino (EEP/Fumep); além de Alexandre José de Brito, da Secretaria de Finanças, e Thaís Fornícola, secretária de Desenvolvimento Econômico.
Esta foi a primeira análise presencial do COMEDIC após a implementação do “Prefeitura Sem Papel”. De acordo com o presidente do conselho, Rafael Domarco Aloisi, “o processo de discussão foi bastante participativo, com uma análise minuciosa de cada informação das empresas interessadas, respeitando integralmente o rigor exigido pela legislação sobre o tema”, explicou Aloisi.
Durante o encontro, o Comedic analisou a solicitação da empresa Gestamp, que será instalada no bairro Capim Fino. A multinacional, especializada na produção de componentes metálicos para a indústria automotiva, solicita a isenção de impostos. Com unidades em mais de 20 países, a Gestamp fornece peças para grandes montadoras de veículos. A Gestamp inicia suas atividades em setembro de 2025 com expectativa inicial de geração de 150 empregos diretos.
Além disso, foi debatido o pedido da Koppert, que atua no setor agrícola com foco em práticas sustentáveis e solicitou a redução de impostos. O conselho reconheceu a importância da Koppert, destacando sua contribuição para a inovação no combate a pragas e na restauração do equilíbrio das plantações, promovendo a saúde das pessoas e do meio ambiente. No total, a empresa ocupará mais de 1 milhão e cem mil metros quadrados, com uma previsão de faturamento superior a 30 bilhões de reais nos próximos 5 anos.
José Antonio Fernandes Paiva, vice-presidente do Instituto Intersindical e conselheiro do Comedic, ressaltou a importância de apoiar empresas que escolhem Piracicaba como destino para seus investimentos: “A isenção de impostos é uma ferramenta legalmente prevista e, a médio prazo, os maiores benefícios serão a geração de empregos diretos e indiretos, além da renda para a população e fornecedores locais”, afirmou.
Ao final da reunião, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Thaís Fornícola, informou e convidou os membros do COMEDIC a se envolverem nas ações da secretaria voltadas para um plano de expansão e desenvolvimento econômico de Piracicaba. O projeto inclui a participação da sociedade civil em colaboração com o poder público, organizados em três grupos de trabalho focados em comércio, serviços, indústria, ciência e tecnologia.