Sindicato dos Bancários de Piracicaba investe em energia solar para reduzir custos

SindBan aposta em energia solar para economia e sustentabilidade

 

As mudanças climáticas vêm impactando diversas regiões do mundo, tornando a mitigação de seus efeitos um dos maiores desafios globais. Diante disso, o Sindicato dos Bancários de Piracicaba e região (SindBan) avançou em direção à sustentabilidade ao instalar painéis fotovoltaicos em sua sede. A iniciativa visa reduzir os custos com energia elétrica e possibilitar futuras melhorias, como a climatização do espaço de eventos, no qual são realizadas várias atividades, como cursos, reuniões, plenárias, assembleias, exposições e outros.

A adoção da energia solar representa um avanço econômico e ambiental para a instituição. O sistema instalado conta com 32 módulos fotovoltaicos, capazes de gerar cerca de 2.000 quilowatts de energia por mês, que pode ser consumida na própria sede ou armazenada como crédito para utilização futura, garantindo maior flexibilidade no consumo. Caso o sindicato utilize mais energia do que a gerada, o excedente poderá ser compensado com os créditos acumulados, é uma poupança de energia elétrica.

Segundo o diretor financeiro do sindicato, João Possebon Neto, a decisão foi baseada na análise dos custos operacionais da instituição. “Apesar do investimento inicial ser alto, os benefícios financeiros a médio e longo prazo compensam. O SindBan realiza diversas atividades no salão, como reuniões, eventos e cursos, e concluímos que a melhor solução seria investir em energia solar”, explica o diretor.

Para o presidente da instituição, José Antonio Fernandes Paiva, essa iniciativa chega em um momento crucial. “São 66 anos de história, e estamos presenciando os impactos das mudanças climáticas. Precisamos preservar os recursos naturais. Além disso, nossa sede é tombada e demanda manutenção constante, então, otimizar os custos é fundamental”, destaca.

Entre as vantagens do novo sistema estão a instalação simplificada, a longa vida útil – superior a 25 anos – e a independência energética, já que cada placa funciona individualmente. Mesmo que uma delas apresente defeito, as demais continuam operando normalmente.

A estrutura foi instalada em um local com alta incidência solar, e a energia gerada é integrada à rede elétrica. A expectativa é que, em 23 meses, o investimento já esteja completamente pago. Os microinversores têm garantia de 12 anos, e a instalação, de 180 dias.

Com essa iniciativa, o Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região reforça seu compromisso com a sustentabilidade e a eficiência energética, garantindo um ambiente mais confortável para seus associados e reduzindo sua pegada ambiental.

José Antonio Fernandes Paiva destaca a importância da responsabilidade coletiva diante das mudanças climáticas, que marcam a atualidade. Ele ressalta que, “cada indivíduo contribui para a preservação do planeta por meio de suas escolhas e ações”.

 

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content