SindBan integra Janeiro Branco por meio de Núcleo de Saúde e na Qualidade de Vida

A pesquisa sobre o Perfil Bancário 2024, conduzida pelo Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região (Sindban), oferece informações valiosas sobre os colaboradores, obtidas por meio de um questionário em formato impresso. Composto por 21 questões, incluindo 20 de múltipla escolha e uma aberta. Os resultados revelam que a maioria dos profissionais bancários é representada por mulheres, com uma percentagem de 55,5%, enquanto os homens compõem 44,5% da amostra.

 

A pesquisa coleta informações abrangentes, incluindo faixa etária, estado civil, etnia, nível de escolaridade, experiência no setor financeiro e no banco atual, posição ocupada, renda mensal, bem como questões relacionadas à inclusão, assédio, uso de medicamentos controlados, afastamento por motivos de saúde e identificação dos três principais desafios enfrentados no ambiente de trabalho atual.

 

Entre os desafios enfrentados pelos bancários, destacam-se a pressão por metas e qualidade, mencionada por 78,2% dos entrevistados, o ritmo de trabalho acelerado (39,8%), questões relacionadas a doenças emocionais (30,7%) e problemas de saúde ocupacional, como Lesão por Esforço Repetitivo (LER), afetando 29,7% dos respondentes. O perfil apresenta dados sobre o uso de medicamentos controlados, 21% dos respondentes afirmam que usam algum tipo de medicamento, como ansiolíticos, antidepressivos, calmantes e florais.

 

O Sindicato dos Bancários de Piracicaba e região tem um Núcleo de Saúde e Qualidade de Vida, composto por psicólogos, fisioterapeutas, osteopatas, nutricionistas e assistente social que oferece suporte aos bancários e bancárias para que eles possam tanto buscar ajuda quanto se cuidarem a fim de garantirem a saúde mental e a qualidade de vida.

 

Amanda Vencovsky, psicóloga do Núcleo de Saúde e Qualidade de Vida SindBan, esclarece alguns pontos importantes sobre o olhar que devemos ter para com a saúde mental. “O questionamento sobre quem somos faz parte constante do ser humano. De acordo com os acontecimentos da vida, é necessário cuidar de alguns pontos do passado para uma melhor compreensão do presente, sendo que esta atitude pode fazer com que os objetivos futuros fiquem mais claros”, diz a psicóloga.

 

Para Vencovsky, “no mundo contemporâneo, somos bombardeados o tempo todo por impulsos variados, seja pelo ambiente que vivemos, pela internet e redes sociais que estão presentes no nosso cotidiano. Organizar todo esse conteúdo é vital para saúde mental”, resume.

 

Alguns sinais que indicam a necessidade de buscar terapia:

Sensação constante de não pertencer a um lugar,

Desinteresse pelas coisas que antes davam prazer,

Dificuldades nos relacionamentos interpessoais,

Não conseguir seguir após um trauma ou perda, dificuldade em lidar com emoções negativas e atuar por meio de comportamentos compulsivos como uma forma de tentar se proteger da angústia,

Os sintomas interferem no seu dia a dia, impedindo de fazer coisas mais simples,

Presença de sintomas físicos sem causas fisiológicas,

Presença repetitiva de comportamentos que levam sempre aos ” mesmos lugares”.

 

O Sindicato dos Bancários está à disposição para ajudar você, bancário, bancária!

Não hesite em pedir ajuda!

Ligue: 3417-1333

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content