Reunião abordou a implementação de novas funções, reajustes no VR, movimentação interna e incorporação da Gratificação de Caixa
Na terça-feira (07/01), em uma reunião com os representantes dos bancários, o Banco do Brasil apresentou um conjunto de mudanças para seus funcionários. Entre os tópicos discutidos, o BB apresentou as funções, reajustes nos valores de referência e as novas diretrizes para a movimentação interna de colaboradores, com destaque para a incorporação da Gratificação de Caixa para aqueles que em 13/11/2017 possuíam recebimento por 10 anos ou mais na função, conforme decisão judicial vigente.
O Banco do Brasil anunciou a extinção de duas funções – assistente de negócios e supervisor de atendimento – e a criação de novos cargos, como assistente de atendimento e negócios e especialista em atendimento e negócios. Como resultado, serão oferecidas 1.683 novas vagas para os colaboradores, além de oportunidades específicas em áreas como tesouraria e negócios digitais.
A reunião também abordou as novas regras para movimentação interna, com prioridade para nomeações a partir de 10/01/2025. O banco garantiu que todos os assistentes e supervisores, terão vagas asseguradas em suas unidades atuais.
Outro ponto discutido foi o aumento de 23% no valor de referência das funções (VR), que será implementado até 07/02/2025. Após 30 dias dos ajustes dos quadros (07/02), caso algum funcionário não tenha se realocado em vaga, será processada a dispensa de função com acionamento da Verba de Caráter Provisório (VCP) por 120 dias e priorização pelo prazo de 180 dias, conhecido como “esmolão”, a verba tem como objetivo garantir o recebimento de mesmo salário, após a perda da comissão.
O Banco do Brasil também criou um hotsite para que os empregados possam simular as novas funções e ajustes.
Além disso, o banco reafirmou a criação de mais de 1.700 novas vagas e a manutenção das funções de assistentes de negócios, como parte de sua estratégia para promover estabilidade e crescimento para seus funcionários.
Essas medidas visam aprimorar a estrutura do Banco do Brasil e gerar novas oportunidades para seus colaboradores, sendo resultado das negociações da Campanha Nacional dos Bancários.