Nesta sexta-feira (27), o Sindicato dos Bancários de Piracicaba e região (SindBan), realizou uma assembleia para a votação do acordo coletivo de trabalho do Banco Itaú. O documento introduz novas regulamentações para os empregados da instituição. A assembleia ocorreu de forma virtual e contou com a participação de bancárias e bancários de todas as bases sindicais representadas pelo SindBan.
O presidente do SindBan, José Antonio Fernandes Paiva, explica que, “os acordos resultarão em novos direitos para os trabalhadores do Itaú, mas ainda há muito o que avançar para a melhoria das condições de trabalhos e as negociações com o banco serão retomadas na primeira semana de fevereiro, quando será realizada uma mesa para debater empregos, fechamento de agências, o Gera e questões de saúde”.
Os bancários do Itaú aprovaram três propostas de acordos coletivos de trabalho. O primeiro deles abrange todos os empregados do banco, incluindo suas subsidiárias; o segundo contempla os funcionários das agências digitais e o terceiro é específico para a Central de Atendimento.
A proposta de Acordo Coletivo de Trabalho para 2025, e que engloba todos os empregados do banco, é ampla e inclui cláusulas sobre concessão de bolsas de estudo; banco de horas semestral; ponto eletrônico; validação do registro de ponto; teletrabalho e ainda prevê uma importante conquista na área de saúde e condições de trabalho: a redução de metas para quem retorna de licença-saúde.
Os bancários do Itaú lotados nas agências digitais aprovaram a renovação do acordo específico que prevê direitos e garantias para a área. Entre elas, a de que o atendimento telefônico não ultrapasse a metade da jornada desses trabalhadores. Além de uma mesa permanente trimestral para debater denúncias de assédio moral e outros problemas, com a participação de um gestor da área de agências digitais.
Os empregados do Itaú que trabalham na Central de Atendimento aprovaram a renovação do acordo que trata das pausas e folgas do pessoal da área. O acordo prevê, para quem trabalha seis horas, duas pausas de 15 minutos cada; e para quem trabalha quatro horas, uma pausa de 15 minutos. E, ainda, que a escala de trabalho, trata de comunicados sobre as folgas, com pelo menos 30 dias de antecedência e a garantia de um sábado e domingo de folga ao mês.
Agora, o acordo segue para a implementação nas agências e unidades do Banco Itaú, com expectativa de que as novas regras promovam um ambiente de trabalho mais justo e moderno para todos os empregados.