O SindBan Piracicaba realizou nesta segunda-feira, 16 de outubro, Assembleia com os funcionários do Bradesco para ratificar o acordo que regulamenta o uso do ponto eletrônico.
Com a participação de todos os diretores do Sindicato que atuam no Bradesco, a assembleia foi realizada em mais de 15 cidades da nossa base, permitindo o voto de funcionários do banco em mais de 20 agências.
“Este acordo pode parecer algo simples, mas tem um valor diferenciado considerando a história em relação ao Bradesco, um dos bancos onde já tivemos uma grande quantidade de infrações relacionadas a hora extra”, explica o presidente do Sindicato, José Antonio Fernandes Paiva.
Paiva lembra que a instituição do ponto eletrônico permitiu regularizar o controle da carga horária dos trabalhadores, possibilitando inclusive a fiscalização por parte do Sindicato. “E nós agora precisamos garantir que esse avanço seja preservado”, destaca.
Além disso, Paiva destaca que o acordo coletivo de trabalho que está sendo assinado é fruto de uma ampla negociação coletiva que ocorreu em âmbito nacional, com a participação de 236 representantes da categoria, incluindo duas confederações, 17 federações e 217 sindicatos.
“Foram centenas de assembleias, em todo o país, para garantirmos que a autonomia e a vontade coletiva da categoria seja respeitada”, afirma.
Além do uso do ponto eletrônico, o acordo garante:
a) jornada de trabalho de cinco dias por semana, com garantia de descanso de dois dias consecutivos, coincidentes, ao menos em duas vezes por mês, com sábados e domingos;
b) uma folga de caráter compensatório, quando o trabalho ocorrer em dia considerado feriado.
c) Os demais dias de descanso poderão ocorrer de segunda-feira a domingo, não necessariamente em dias consecutivos.
d) Pagamento de adicional aos trabalhadores de R$76,53 para cada dia de trabalho que coincidir com sábados, domingos e feriados.
Em Piracicaba, a assembleia foi iniciada na nossa sede, no início da manhã, e se estendeu durante o dia, com a presença dos diretores e diretoras nas agências.