Cerest: Paiva faz mediação de debate sobre saúde mental e organização do trabalho

Como parte da programação da XXV Sempat (Semana Municipal de Prevenção de Acidentes de Trabalho), será realizado nesta segunda-feira, 16, debate sobre  “Saúde Mental e Organização do Trabalho: da individualização ao olhar coletivo”. A atividade é comemorativa aos 20 anos de atuação do Cerest Piracicaba (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador).

O evento será realizado no Salão Nobre da FOP (Faculdade de Odontologia de Piracicaba), na avenida Limeira, 901, bairro Areião, às 18h30, sendo aberto a todos os interessados e sem necessidade de inscrição prévia.

A mesa de debates terá mediação de José Antonio Fernandes Paiva, presidente do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e vice-presidente do Instituto Sindical de Piracicaba. Os expositores serão os pesquisadores Maria Maeno, da Fundacentro (Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Segurança e Medicina do Trabalho) e José Roberto Heloani, da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Mediador do debate, José Antonio Fernandes Paiva alerta que a reflexão sobre saúde mental e organização do trabalho é prioridade neste momento. “Nós vemos todos os dias o aumento de casos de trabalhadores, inclusive muitos bancários e bancárias, que adoecem e precisam de apoio, pois hoje a pressão e o estresse são muito grandes”, explica.

Paiva observa que ao propor este tema, o Cerest mais uma vez demonstra sua extrema sintonia com os problemas que vem afligindo os trabalhadores. “E as entidades, os sindicatos, precisam se manter informados, buscar capacitação contínua, para que possam fazer esse enfrentamento junto às empresas e propor alternativas”, afirma.

Ele lembra que no caso dos bancários há uma mobilização constante contra a imposição de metas abusivas e diferentes formas de assédio e que o sindicato também criou e oferece aos seus associados o Núcleo de Saúde e Qualidade de Vida, que garante atendimento nas áreas de psicologia, osteopatia, quiropraxia e nutrição.

A coordenadora do Cerest, Clarice Bragantini, diz que o objetivo da XXV Simpat é promover a união entre diversas instituições para divulgar, discutir ações e medidas que assegurem o cumprimento em relação à Saúde e Segurança no Trabalho.

Ela ressalta ainda que o Cerest é um polo de difusão e suporte técnico para as ações de Saúde do Trabalhador em 14 municípios da região. “Nestes 20 anos, podemos dizer, com certeza, que, com o empenho de toda nossa equipe, muitas vidas foram salvas a partir de ações e cobranças feitas a órgãos públicos, privados, empresas, sindicatos e diversos setores que têm se empenhado em melhorar, a cada dia, a qualidade de vida dos trabalhadores”, completa.

Palestrantes

Maria Maeno é médica graduada pela Faculdade de Medicina da USP, pesquisadora da Fundacentro, membro do Instituto Walter Leser da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e do Semente – Núcleo de Saúde Mental e Direitos Humanos Relacionados ao Trabalho do Instituto Sedes Sapientiae. Também foi coordenadora  do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Estado de São Paulo por 16 anos, até 2006.

Roberto Heloani é graduado em Direito pela USP e em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas/ SP, doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, pós-doutor e em Comunicação pela USP e livre-docente em Teoria das Organizações pela Unicamp.

Atualmente, Heloani é professor titular e pesquisador do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e da Faculdade de Educação da Unicamp. Também é professor conveniado junto à Université de Nanterre (Paris X), Laboratoire Genre, Travail et Mobilités (GTM).

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content