O SindBan participou, na última sexta-feira, 29 de setembro, da Audiência Pública “Por uma Universidade Federal no campus Taquaral da Unimep”.
Organizada pela Comissão de Educação e Cultura da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a audiência foi presidida pela deputada estadual Professora Bebel e reuniu mais de mil pessoas no Espaço Beira Rio de Eventos.
Integrante da mesa de autoridades do evento, o presidente do SindBan e vice-presidente do Instituto Sindical de Piracicaba, José Antonio Fernandes Paiva, enfatizou que a conquista de uma universidade pública, gratuita e de qualidade será fundamental para o futuro dos jovens filhos de trabalhadores de Piracicaba e de toda a sua região metropolitana.
Paiva ressaltou que essa universidade será fundamental para dar acesso aos jovens pobres ao ensino universitário. “Nós queremos jovens empoderados pela educação e discutindo seu espaço para construção de uma nova sociedade”, afirmou.
O dirigente entregou listagens com 1.342 assinaturas no abaixo assinado de apoio à federalização, e também informou sobre a aprovação, na manhã desta sexta-feira, do apoio e engajamento do Instituto Sindical de Piracicaba ao movimento, aprovado na primeira plenária da entidade, com a presença de 24 entidades sindicais da cidade e região.
Representante do Governo Federal no evento, a secretária de Ensino Superior do MEC, Denise Pires de Carvalho, afirmou que o governo do Presidente Lula, que tem Camilo Santana à frente do MEC, planeja a expansão das universidades federais no Brasil. Ela ressalvou, entretanto, que neste momento a prioridade é concluir a consolidação dos campus pré-existentes e retomar o orçamento das universidades.
O Instituto Educacional Piracicabano, mantenedor da Unimep, possui uma dívida tributária elevada com a União, e o campus Taquaral, desativado pela instituição no início deste ano, está reservado justamente para a quitação desse débito, fato que pode contribuir para a viabilização de um processo de uso do espaço para uma universidade federal.