Santander amplia terceirização abrindo unidade em Piracicaba

O Santander está trazendo para Piracicaba uma unidade de suas empresas, a SX Tools, que trabalha com a terceirização de serviços realizados até então pelo conjunto dos bancários. Serão cerca de 1000 contratações em 2023. Mas o movimento sindical estima que a empresa terá cerca de 1,7 mil trabalhadores. Na realidade, essa atitude do Santander é de precarização das relações de trabalho.

Segundo José Antonio Fernandes Paiva, presidente do SINDBAN, “ao mesmo momento em que se comemoramos a chega de novos empregos em Piracicaba, lamentamos a atitude do Santander de não estender a todos esses colegas que serão contratados, muitos deles transferidos de outros municípios, os mesmos direitos do conjunto dos bancários conquistados na Convenção Coletiva de Trabalho”.

Diferenças – Esses trabalhadores contratados não serão bancários, apesar de assumirem funções bancárias. Assim, não terão jornada de 6 horas, como o conjunto dos bancários tem. Não estão garantidos os direitos da Convenção Coletiva dos bancários, que é uma das melhores do País.

A instalação da SX Tools em Piracicaba faz parte de uma série de atitudes do Santander está tomando no Brasil que, cada vez mais ataca o conjunto de direitos que os bancários e bancárias conquistaram ao longo de sua história.

Negociação – O SINDBAN e todo movimento sindical bancário estão buscando negociar junto ao banco formas de proteger os direitos das trabalhadoras e trabalhadores e quem eles possam ser tratados com todo o respeito garantido ao conjunto dos bancários, garantindo todos os direitos com jornada de trabalho, PLR, ticket refeição/alimentação.

Paiva ainda avalia que “a SX é uma tentativa do banco de baratear a mão-de-obra interna da empresa e isso preocupa, pois não corrobora com a responsabilidade social de empresas como o Santander devem ter. É apena a opção pela maximização dos lucros e não pela amplitude que o emprego pode dar a um ser humano”.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

1 comentário em “Santander amplia terceirização abrindo unidade em Piracicaba”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content