A Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul realizou ontem (06), uma reunião com representantes do Bradesco. A reunião foi conduzida pelas representantes de recursos humanos do banco, Eduarda Cavalheiro e Priscila Wallace Buck Mosca. Entre os temas abordados estão demissões, fechamento de agências, saúde do bancário e seguro saúde.
Fechamento de agências – O primeiro questionamento foi com relação ao fechamento de agências. No período pós-pandemia mais de mil agências foram transformadas em unidades de negócios. Sobre o tema, a representação do banco respondeu que a avaliação ocorrerá sempre de acordo com a necessidade do mercado e que o processo de fechamento de agências e a abertura de unidades de negócios seguirão.
Demissões – Com relação às demissões, representantes do Bradesco informaram que o banco fecha 2022 com saldo positivo, ou seja, o número de contratação superou o de demissões.
Os dirigentes sindicais também questionaram sobre o número de pedidos de demissão e a migração de funcionários para fintechs, cooperativas ou empresas agregadas ao setor financeiro. “De acordo com a explicação, o perfil do funcionário mudou, hoje já não existe a preocupação em seguir carreira dentro do banco. O termo multifatorial foi usado para explicar os diferentes motivos que levam os funcionários a avaliarem de acordo com sua necessidade e realidade pessoal, com isso, acabam optando para o que é mais vantajoso no momento”, explica Reginaldo Breda, secretário geral da Feeb SP/MS.
Saúde – Com relação ao tema saúde, os dirigentes sindicais questionaram sobre o protocolo de combate à Covid-19 e o Seguro Saúde. Sobre o primeiro, o banco respondeu que segue os protocolos anteriores, em caso de infecção afasta o funcionário, realiza a higienização da agência e se necessário, testa os demais funcionários que tiveram contato. Quanto ao seguro saúde foi ressaltado que a Federação historicamente é uma das primeiras a fazer a devolutiva dos relatórios das demandas do bancário. “Um amplo levantamento é feito em todas as bases sindicais, possibilitando que bancários respondam questões sobre o atendimento, disponibilidade de hospitais, funcionamento do plano, tanto o de saúde como o dental”, explica o secretário.
A pesquisa deste ano deverá ser entregue nos próximos dias. O banco explicou que após a entrega, dentro de um período de 90 dias é agendada uma reunião com a seguradora para que os devidos ajustes sejam cobrados e o plano seja readequado.
Dentro do tema também foi questionado sobre o auxílio academia, reivindicado pela COE Bradesco, mas ainda não tem nenhum parecer sobre o assunto, que segue em análise pelo banco.
Metas – A pressão na cobrança de metas também foi abordada. Sobre o assunto, representantes responderam que será tratado pelo grupo específico, conforme decidido na convenção coletiva. A mesa específica deve ocorrer nos primeiros meses de 2023.
Com relação ao jogo de sexta-feira, programado para as 12h, o banco informou que o bancário é dispensado e retorna na sequência para o término do expediente.
“Foi muito positiva e produtiva. É importante manter o diálogo e o alinhamento entre as representações”, explica Breda.