O Itaú divulgou, nesta quinta-feira, 17, a abertura de Programa de Desligamento Voluntário (PDV). De acordo com o comunicado do banco, o programa é válido para todas as empresas controladas exclusivamente pelo Itaú Unibanco Holding no Brasil.
Desta vez, o alvo do banco são os trabalhadores e trabalhadoras que se enquadrem em um ou mais critérios como estar afastados por um período superior a 30 dias, ter mais de 60 anos e atuar em determinados cargos em áreas que passarão por reestruturação.
Em sua comunicação, o banco diz que a adesão ao PDV é voluntária e poderá ser feita a partir do final do mês que vem. O programa terá opções que incluem pagamento de salários adicionais e manutenção de alguns benefícios por tempo determinado.
R$ 26 bi de lucro em 2021 – Com lucro líquido de R$ 26,879 bilhões em 2021 (aumento de 45% em relação ao ano anterior), o Itaú segue um movimento de fechamento de agências físicas, com redução dos funcionários nessas unidades e, consequentemente, sobrecarga dos trabalhadores e trabalhadoras. Lucrando tanto, o banco deveria investir em mais contratações e garantias de condições de trabalho.
É fundamental que a categoria esteja cada vez mais unificada e fortalecida, por meio da sindicalização. Quando mais forte o Sindicato for, mais sucesso terá nas cobranças frente aos bancos. Sindicalize-se!