O presidente do SINDBAN José Antonio Fernandes Paiva e o diretor João Possebon Neto tomaram posse respectivamente como integrantes titular e suplente do Conselho Deliberativo Estratégico do Ipplap (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba). Eles representam o Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba (Conespi).
O evento foi realizado no dia 30/09, no Anfiteatro do Centro Cívico e contou com a participação do prefeito Luciano Almeida, que é o presidente do Conselho, e do diretor-presidente do Ipplap, Daniel Rosenthal.
O Conselho Deliberativo Estratégico do Ipplap tem como atribuições o estabelecimento das diretrizes gerais do Ipplap, aprovação de seus planos de trabalho e gestão do planejamento municipal, mediante a interação entre Poder Público e sociedade civil.
É composto por 22 membros titulares, sendo 11 secretários e 11 representantes da sociedade civil, além 11 suplentes da sociedade civil, tendo o prefeito como presidente. Os membros do Poder Público são necessariamente os secretários, sem a indicação de suplentes.
Plano Diretor – O Ipplap coordena e conduz o Plano Diretor de Desenvolvimento e está integrado com todas as secretarias municipais e autarquias e a ideia é entregar o Ipplap como uma autarquia de referência e fonte de informações quantificadas e qualificadas para a sociedade.
Membros – Representando o Poder Público foram empossados Daniel Rosenthal, diretor-presidente do Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba (Ipplap), e os secretários Jane Franco Oliveira (Semuttran), Alex Gama Salvaia (Sedema); Paulo Sérgio Ferreira da Silva (Obras); Nancy Aparecida Thame (Sema); Adolpho Queiroz (Semac); José Luiz Guidotti Junior (Semdettur); Carlos Beltrame (Governo); Euclídia Fioravante (Smads); Sergio Maluf Chaim (Emdhap) e Maurício Marques de Oliveira (Semae).
Pela sociedade civil foram empossados para um mandato de dois anos, os titulares e suplentes Luiz Chorilli Neto e Fábio Teruo Yuassa, da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Piracicaba; Durval Dourado Neto e Ismael Forte Valentin, representando o Fórum das Instituições de Ensino Superior de Piracicaba; Rafael Roberto Domarco Aloisi e Marly Teresinha Pereira, da organização não-governamental Pira 21; Thiago Lima Salgado e Alex Milani Garcia, das entidades empresariais de Piracicaba; José Antonio Fernandes Paiva e João Possebom Neto, do Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba; Carlos José Marcos da Silva e Graziela Gozzo, do Conselho Municipal do Orçamento Participativo; Juan Antonio Sebastianes e Arnaldo Schiavuzzo, do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente; Ademir Sergio Brazaca e José Ferreira Mattos, do Conselho da Cidade; Valter Garcia Júnior e Douglas Koga, do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia; Aline Meme Gallo e Pedro Eugênio Adamo, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural; Carlos Alberto Morosini e João Conceição de Souza, do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci – Delegacia de Piracicaba.
Conferência – No dia 16/10 será realizada a 7ª Conferência Municipal da Cidade. Um de seus objetivos será a eleição dos representantes da sociedade civil para o Conselho da Cidade, órgão consultivo e deliberativo em matéria de natureza urbanística e de política urbana, composto por representantes do Poder Público e da sociedade civil e vinculado ao Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba.
Na 7ª Conferência serão debatidos os seguintes temas: meio ambiente; infraestrutura; gestão; gestão e negócios e educação. Aqueles que desejarem participar do Conselho da Cidade devem se inscrever previamente.