Segundo dados do O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) de 2019, no setor bancário há cerca de 17,4 mil pessoas com deficiência, ou seja, apenas 3,4% da totalidade. Desses, 54% são homens e 46% são mulheres.
Continuamos a cobrança para que os bancos cumpram as cotas de contratação de acordo com a lei nº 8.213/91, que determina que empresas que tenham mais de 1000 empregados devem reservar 5% das vagas a PCDs. Mas também é preciso que os bancos deem condições de trabalho para que esses bancários possam cumprir suas funções.
De outro lado, O Sindban desenvolveu o projeto Bancário Eficiente que identificou inúmeros problemas de inclusão e acessibilidade nas agências e cobrou soluções, tanto para quem trabalha nas agências, quanto par aos clientes.
Esse projeto serviu de inspiração, por exemplo, para que a Câmara Municipal de Piracicaba criasse o seu projeto de inclusão.
Clientes PCDs – Este período de pandemia tem sido muito difícil para as pessoas com deficiência que precisam dos serviços bancários.
A maioria passou a ser atendida por aplicativos que não são acessíveis. Além disso, o horário exclusivo para pessoas com deficiência assim como idosos, são de uma hora. Mas os atendentes não estão aptos para o atendimento preferencial. Os bancos não proporcionam um atendimento de serviços essenciais inclusivo (funcionários que sabem libras, caixas eletrônicos com o áudio em funcionamento, caixas eletrônicos preferenciais rebaixados).
Caixa – A Caixa Econômica Federal está com inscrições abertas até o dia 27/9 para concurso público para o preenchimento de 1.100 vagas exclusivas para pessoas com deficiência (PCD).
Porém, a Caixa teve que corrigir o edital que exigia laudo com certificação digital. Agora a inscrição pode ser feita com relatório médico digitalizado.
As vagas exigem ensino médio completo com salários de R$ 3 mil para jornadas 30 horas semanais. Do total, 20% das vagas são destinadas a PCDs que sejam autodeclarados pretos ou pardos.
A Caixa não faz mais que a obrigação na tentativa de atender a legislação. Para se ter uma ideia, em 2014 ela realizou concurso público para a mesma finalidade, mas só convocou os bancários aprovados após decisão judicial. Esperamos que desta vez, os aprovados sejam convocados o mais rápido possível.