O presidento do SindBan, José Antonio Fernandes Paiva, esteve em São Paulo na manhã desta sexta-feira (15) em reunião com o superintendente do Ministério do Trabalho (MT) para São Paulo, Luiz Claudio Marcolino que também contou com a participação dos diretores Angela Ulices Savian, Odair Balioni e Teresinha Altarugio, e da diretoria do Conselho das Entidades Sindicais da Piracicaba (Conespi).
O objetivo do encontro foi levar ao Superintendente reivindicações dos sindicalistas sobre atuação do MT na cidade, principalmente relacionadas às estruturas f ísica e de equipamentos mais adequadas para atender às demandas.
Durante o encontro, Paiva enfatizou que “;além das demandas também trouxemos o nosso apoio. Disse ainda que o movimento sindical pode ajudar e ser parceiro para o fortalecimento do ministério “;. Destacou ainda que o Conespi congrega várias centrais e que esse é um fator positivo na organização dos trabalhadores de Piracicaba.
O presidente dos bancários lembrou também que a Câmara de Vereadores de Piracicaba aprovou moção de sua autoria, como parlamentar, sobre a importância da parceria das duas instituições.
Respondendo à demanda de melhoria do local da gerência, Marcolino disse que se houver projeto para construção de um novo local, haverá o apoio da superintendência. “Acabamos de renovar o aluguel que estava sem contrato, mas vamos retomar este projeto para melhorar a estrutura”.
Quanto à estrutura humana, não haverá concurso este ano por conta de demandas mais urgentes. “;Mas isto passará e vamos continuar o trabalho de fortalecer o ministério do trabalho e a relação com o movimento sindical”.
Luiz Claudio falou das mudanças que está implementando na Superintendência para o Estado de São Paulo para ampliar o diálogo com os movimentos sindicais. “;Assim queremos antecipar soluções que o mundo sindical conhece. Não precisamos esperar os conflitos acontecerem “;, argumentou.Citou como exemplo o setor da Construção Civil onde há muitas questões em comuns na maioria dos munic ípios.
Conselho -; Sobre a retomada dos Conselhos Sindical Luiz Claudio lembrou que até então apenas os gerentes participavam, mas que agora também contarão com as chefias de fiscalização e relações do trabalho. “; é uma forma de fazer com que o ministério inteiro participe do Conselho “, explicou.
Na avaliação de Paiva, “;há uma mudança comportamental do Ministério do Trabalho em relação ao movimento sindical. é importante que tenhamos ação sólida e eficaz na formação do Conselho “;.
Acidentes -; Será criada uma metodologia diferente para tratar acidente com morte e sem morte. A discussão será feita dentro dos conselhos sindicais regionais, analisando o histórico dos acidentes para que sejam tratados pelas gerências regionais com graus de prioridade.
A integração dos conselhos sindicais regionais será importante para a troca de experiências e para encurtar caminhos na busca de soluções comuns às regiões. “Transformaremos uma cidade que tenha desenvolvido uma ação positiva em referência para as demais”, frisou Marcolino.