Em solenidade realizada no salão nobre da Câmara de Vereadores de Piracicaba, na manhã desta sexta-feira, 2, foi lançado o Estatuto da Igualdade Racial, em Piracicaba.
Aproximadamente 180 pessoas estiveram presentes para acompanhar a cerimônia, que foi presidida pelo vereador e presidente do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e região, José Antonio Fernandes Paiva.
Marcelo Abrahão, vice presidente do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e região e Maria Aparecida Araújo, assessora especial do Sindicato, coordenaram todo o evento com muita maestria.
A solenidade começou com a formação da mesa de trabalhos, que foi composta por José Antonio Fernandes Paiva (vereador e presidente do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e região), José Tavares Gomes (sub sede regional de Campinas CUT), Rosava da Silva (Secretária Estadual de Combate ao Racismo CUT), Adão Luis Carlos (Coletivo de Combate ao Racismo da sub sede regional de Campinas CUT), capitão Wagner Geromim Valente (representando a Pol ícia Militar do Estado de São Paulo), José Maria Teixeira (presidente do Partido dos Trabalhadores de Piracicaba -; PT), Marcelo Abrahão (vice presidente do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e região), Elizete Aparecida Adão (APEOESP -; Associação dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), Fabr ício Bassa (Assessor Parlementar da deputada estadual Ana Perugini -; PT), Vicente Gerônimo de Oliveira Júnior (Sociedade Beneficente 13 de Maio), João Carteito (Associação dos Aposentados e Pensionistas de Piracicaba), Rico Veneno (Assessor Parlamentar do deputado federal Antonio Carlos de Mendes Thame), Maria Aparecida Araújo (Assessora do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e região) e Vanderlei Gilberto de Barros.
Durante a solenidade, Paiva anunciou que já está em análise nas comissões da Câmara o projeto de lei 225/2011, de sua autoria, que prevê uma série de medidas para promover a igualdade racial. A proposta dispõe, entre outras coisas, sobre as pol íticas públicas municipais de promoção da igualdade racial, sobre a Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, sobre o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, sobre o Fundo Municipal de Promoção da Igualdade Racial e sobre a Coordenadoria Especial de Promoção da Igualdade Racial.
Paiva ainda relacionou os pontos que, na sua visão, contribuem para que o projeto de lei 225/2011 avance na Câmara. “é um debate que está consolidado na comunidade, poucas emendas podem ser apresentadas e o projeto encontra legalidade, porque não estipula custos para a Prefeitura nem interfere no Executivo”, disse o vereador, lembrando que sua proposta é o primeiro projeto que surge para dar vazão ao que consta na Lei Orgânica.
No decorrer da solenidade, várias autoridades comentaram a importância do lançamento do Estatuto da Igualdade Racial. Em seu pronunciamento, o capitão Wagner Geromim Valente, da Pol ícia Militar, afirmou ser comum a corporação receber ligações de moradores exigindo “uma prensa em pessoas suspeitas”. “Não existem pessoas suspeitas. O que existem são atitudes suspeitas de uma pessoa”, esclareceu o capitão Geromim. “Todas as arbitrariedades promovidas por alguém do Estado devem ser denunciadas e feito um processo rigoroso de apuração. O servidor está lá para defender a coletividade, não para dar atendimento diferenciado, depreciativo”, completou.
A cerimônia que marcou a apresentação oficial do Estatuto da Igualdade Racial ainda teve a execução do hino da Negritude e a apresentação de capoeiristas que, ao som de berimbaus, pandeiros e palmas, cantaram o hino de Piracicaba e uma música composta especialmente para a cerimônia pelo l íder do grupo, Eugênio Morato de Jesus, o Mestre Geninho. “Vamos lutar, pelos nossos direitos, com todo respeito e educação. Esta é uma campanha unificada. E igualdade é o que todo mundo quer”, dizia um trecho da música.
Sindicato dos Bancários participa do lançamento do Estatuto da Igualdade Racial
Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook