Diretores da sub-sede do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região participaram hoje da fiscalização aos bancos feita pela Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste e pelo Procon. As equipes fiscalizaram as 14 agências para certificarem se estavam cumprindo as quatro leis municipais que regem os bancos da cidade.
De acordo com o chefe de fiscalização da prefeitura, Sérgio Eduardo Nazar de Carvalho, as leis em vigor regulamentam: o isolamento visual entre os caixas, no sentido de oferecer maior segurança entre clientes e bancários (3128/08); a instalação de sanitários e bebedouros em estabelecimentos bancários (3037/08); disponibilização de cadeiras de rodas, destinadas à locomoção de idosos ou usuários com mobilidade reduzida, nas instituições financeiras (3311/11); e a obrigatoriedade da existência de guarda-volumes nas dependências dos estabelecimentos bancários públicos e privados em Santa Bárbara d´Oeste (3315/11).
No caso do Procon, o coordenador Pablo Fernando Barbosa e sua equipe fiscalizaram o tempo das filas, que não pode ultrapassar 15 minutos, se as agências disponibilizam o telefone do Procon e se as máquinas de senha estão em funcionamento.
De acordo com Carvalho foram feitas 23 autuações, sendo sete por falta de guarda-volume, duas por falta de cadeira de roda, 13 por obstrução visual e uma por falta de banheiro. “;No total foram R$ 146 mil em autuações “;, informa. As agências autuadas ainda podem recorrer das multas.
O setor de fiscalização informou que usará o bom senso e dará um prazo para que as agências se readéquem. “;Depois desse prazo, faremos nova fiscalização e caso haja reincidência o valor das multas dobram “;, explica Carvalho.
Fernanda Moraes (MTB 28.535)
Coordenadora de Comunicação e Marketing do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região
Fones (19) 3417-1331 / 9171-7716