Hoje, 22 de outubro, o Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região completa 53 anos de muita história e lutas, que começaram desde que um grupo de bancários decidiu fundar a Associação dos Bancários de Piracicaba, com a finalidade de dar respaldo à categoria.
Nesses 53 anos o Sindicato cresceu e se consolidou na sociedade piracicabana tendo como marco sua atuação na melhoria das condições de trabalho e emprego dos bancários, como também numa melhor qualidade de vida para esses trabalhadores.
Neste mês de aniversário, a entidade apresentou para a categoria sua nova aquisição, uma casa paralela ao prédio do sindicato. Atualmente o Sindicato possui 1756,19 metros quadrados de área própria, na região central de Piracicaba.
A entidade já conta com diferenciais de atendimento sindical como o Núcleo de Qualidade de Vida e Ação Solidária, com uma equipe multidisciplinar de assistente social, dentista, fisioterapeuta, e psicólogos, que atuam com o objetivo de tratar, motivar e acolher os bancários em dificuldades.
Além disso, o sindicato, sempre em busca de melhorar a vida de seus associados, também oferece o Programa de Valorização Profissional, com cursos qualificação profissional Ambima (Associação Brasileira de Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais) 10 e Ambima 20, além de matemática financeira e de investimento na bolsa de valores. A participação nos cursos tem sido bastante expressiva, cerca de 1200 bancários já participaram de pelo menos um curso oferecido na sede da entidade.
Para o presidente do Sindicato, José Antonio Fernandes Paiva, ao completar 53 anos, o Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região adquiriu sua maioridade na representatividade dos bancários, sendo referência dentro da categoria e do movimento sindical local, regional e estadual. “;Nosso sindicato consolidou sua relação cidadã com a sociedade por meio da ampla participação em todos os movimentos sociais e pol íticos que ocorreram nos últimos 20 anos. Não somos o número um ou número dois, mas nos diferenciamos pela intervenção pol ítica de compromisso com a transformação social “;, enfatizou.
Amanhã o sistema diretivo do sindicato se reúne para fazer uma análise dos 53 anos da entidade e também para dar a abertura oficial do processo eleitoral da próxima diretoria do Sindicato. “;Com isso, mais que definirmos um calendário de festa e comemoração, o Sindicato opta por planejar as futuras ações e o compromisso com a categoria bancária “;, disse.
A eleição da diretoria ocorre a cada quatro anos e o processo eleitoral do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região é tido como o mais democrático do pa ís, diante de todos os trâmites adotados pela categoria.
História
O Sindicato dos Bancários de Piracicaba foi criado em 22 de outubro de 1959 por um grupo de bancários liderado pelo bancário do Bradesco, Gelson Aparecido Diniz, sendo que em 1961 a Associação é transformada em Sindicato, tendo como primeiro presidente Mário José de Lima Dantas (Banco do Brasil), que permaneceu no cargo até 1964, quando a entidade sofre intervenção do regime militar.
Em 1965, o Sindicato é assumido por Diocleciano Villar, funcionário do Banco do Brasil, que comanda a entidade até 1967, assumindo seu lugar Francisco Antonio Nascimento Toledo, que presidente o Sindicato até 1976. Neste ano, Villar Volta a presidir o Sindicato, ficando até 1986.
Foi em 1986 que o jovem bancário do então banco Nacional, José Antonio Fernandes Paiva, com apenas 27 anos, é lançado presidente do Sindicato. Paiva, que já era diretor do Sindicato, na gestão anterior, tinha ganho experiência por sua forte atuação e respaldo da diretoria do Sindicato, tendo ajudado a construir o movimento “Ano do Despertar Coletivo”, em 1983, e sido peça decisiva na greve de nove dias dos bancários de Piracicaba, em 1985, que parou a cidade e mostrou a força da categoria. Enfim, Paiva trouxe para o Sindicato toda sua garra e dinamismo, impondo um novo ritmo à entidade, que ao longo desses anos passou a ter uma atuação ainda mais forte na sociedade e no movimento sindical brasileiro, defendendo os interesses dos bancários e dos trabalhadores como um todo, participando e liderando a categoria em inúmeros outras greves, manifestações e movimento, como pelo impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello, em 1992.
Nesses anos, o Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região se caracterizou como uma entidade de luta e defesa dos bancários e na construção de uma sociedade mais justa, se envolvendo em diversas atividades culturais, esportivas, educacionais, assim como nas áreas de saúde, transporte, segurança e, principalmente, na organização dos trabalhadores e nas lutas por seus direitos.
Forte atuação no movimento sindical
Na defesa dos interesses dos bancários, o Sindicato de Piracicaba tem estado presente em todos os acontecimentos envolvendo a categoria e, inclusive, participando ativamente da Executiva Nacional dos Bancários, na Mesa de Negociação com a Fenaban, assim como na Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro), na Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul, na Comissão dos Funcionários do Banespa, no Combase, na Apcef, no Comando dos Funcionários do Banco Nossa Caixa, entre outros órgãos representativos da categoria.
O Sindicato, como diz Paiva, é uma referência de luta, transparência, democracia e seriedade, não só para os bancários, mas para a sociedade de Piracicaba e região.
Sindicato representa bancários de 22 cidades
O Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região representa cerca de 2500 bancários, que trabalham e residem em 22 cidades da nossa região: Piracicaba, águas de São Pedro, Charqueada, Santa Maria da Serra, São Pedro, Saltinho, Rio das Pedras, Rafard, Capivari, Pereira, Jumirim, Mombuca, Laranjal Paulista, Tietê, Cerquilho, Bofete, Anhembi, Pardinho, Porangaba, Santa Bárbara d’Oeste, Maristela e Conchas.
Para melhor atender os bancários, o Sindicato conta com ampla sede em Piracicaba e subsedes nas cidades de Capivari, Santa Bárbara d’Oeste, São Pedro e Tietê.
Fernanda Moraes
Coordenadora de Comunicação e Mkt. do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região
(19) 3417-1331 / 9171-7716