SindBan recebe regional do Banco do Brasil para tratar do Movimento Dinâmico integrado

SindBan recebe regional do Banco do Brasil para tratar do Movimento Dinâmico integrado

Nesta semana o Banco do Brasil iniciou no sudeste a implantação do MDI (Movimento Dinâmico Integrado) processo semelhante ao Posto de Serviço Operacional, e ao sistema existente em alguns bancos privados. Por isso, na manhã desta quinta-feira o Sindicato dos Bancários de Piracicaba recebeu a presença da Superintendente Regional do Banco do Brasil, Elaine Sigolo Neves e do assessor Glauco Augusto Moretti.

O Movimento dinâmico Integrado segundo os representantes foi comunicado pela Banco Brasil na última terça-feira, de acordo com Elaine essa iniciativa tem por objetivo melhorar os atendimentos nos dias de grande fluxo em algumas agências. A Superintendente completa ainda que a gestão desse sistema será realizada pela própria regional e que os gerentes de cada agência é que posicionarão quais os dias de “;Pico “; e de “;Vale “; de suas praças. “;Todo esse processo teve um estudo prévio do banco que analisou e verificou que algumas agências tem um formato enxuto “;e excedentes de funcionários “; de acordo com eles teriam condições em determinadas ocasiões de ceder funcionários para praças com grande fluxo “;, comenta Elaine.

Ainda segundo os representantes as agências e os gerentes serão consultados e a mediação e escolha do funcionário que irá realizar esse trabalho em outra praça será acordado com ele. Caso isso ocorra segundo o Banco do Brasil sendo num dia em que o funcionário já se encontra locado em sua agência haverá a ressarcimento das despesas referentes a deslocamento.

De acordo com o Presidente do SindBan, José Antonio Fernandes Paiva, esse é um processo que gera receio tanto no sindicato quanto nos bancários, e que a sua implantação não foi previamente comunicada ao movimento sindical porém a conversa com a regional com Sindban reforça que o diálogo está aberto. “;é claro que todo processo que pode gerar uma mudança é complicado, porém como essa é uma decisão do BB temos que verificar o andamento, ver as ocorrências e o funcionamento dele implantado, por isso, já combinamos com a Elaine que em 30 dias iremos sentar novamente e conversar sobre como foi para os bancários esse processo. Nós enquanto sindicato já estamos preparados para acompanhar todos os processos, e sempre prezando pelo melhor dos bancários “;, completa.

O vice-presidente do SindBan e bancário do BB, Paschoal Verga Junior comenta que o BB precisa agir para resolver os problemas, “;com essa plataforma o banco continua não resolvendo o maior problema do atendimento que é a falta de bancários, visto que ainda não foram repostos os efetivos que sa íram na processo de PDV e reestruturação “;, afirma.

Como funciona

A plataforma MDI irá analisar tempo de fila, quantidade de funcionários, de forma similar ao PSO.

PICO -; A agência que recebe um alto fluxo de clientes em um determinado dia, e/ou per íodo e tem efetivo insuficiente para realizar com eficiência todos os atendimentos.

VALE -; Agências com menos fluxo de clientes e com excedente de efetivo.

(O acionamento do per íodo de pico pode ser verificado em um mesmo dia, ou seja, caso a Agência X verifique durante o andamento da manhã um alto fluxo esse movimento pode ser solicitado).

Não haverá transferências ou realocação, de acordo com o BB, o funcionário deslocado não pode permanecer em trânsito (outra praça) por mais de 59 dias. Caso mesmo após esse per íodo a agência continue em pico e necessitando de funcionários será utilizado o MDI, mas outro bancário será destinado a função.

O processo visa que os interessados espontâneos poderão fazer o transito para as praças com pico, porém o banco se reverte ao direito de não havendo interessados serem feitas as indicações dos dispon íveis para compor a plataforma.

Posição do SindBan

O SINDICATO entende que essa é sim, mais uma medida paliativa do Banco, e que uma mudança como essa tem o o risco de abrir precedentes para um processo de implementação da Reforma Trabalhista, com por exemplo a utilização de contratos de trabalhos intermitentes, Terceirização, e trabalhador itinerante. O SindBan não foi submetido a decisão, visto que a conversa com a Regional teve t ítulo de informação e ciência. Vale lembrar que caso o assunto fosse submetido a discussão com o sindicato, sem dúvidas seria necessária a anuência dos colegas do BB para decidir, mas isso não ocorreu.

O SINDICATO sempre entendeu que a solução para os problemas de grande fluxo, demora no atendimento, e reclamação dos clientes, passa sempre pela contratação de mais funcionários, além da necessidade de rever métodos de promoção, avaliação, transferências.

O SINDICATO estará captando dos Bancários as eventuais manifestações de desconforto dos COLEGAS, e colocará toda sua estrutura para que os Direitos dos nossos associados sejam preservados.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content