No dia 13 de Maio, o historiador, professor e pesquisador Ramatis Jacino participa em Piracicaba da programação promovida pelo Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região (SindBan) e mandato do vereador José Antonio Fernandes Paiva, que vai discutir a inserção do negro no mercado de trabalho, estudo que resultou no livro Transição e Exclusão -; O negro no mercado de trabalho em São Paulo pós-abolição. A data também marca a apresentação inédita do Sindicato, que revela o perfil do trabalhador bancário negro em sua base territorial.
A programação tem in ício às 15h, na sede do SindBan, com entrevista coletiva à imprensa, aberta ao público, com a exposição do recorte feito no Perfil Bancário 2015, em que o sindicato detalha a participação do trabalhador negro nas agências bancárias. Na oportunidade, Jacino também detalha sua pesquisa, embasado em rica bibliografia, em que constatou a significativa exclusão do mercado de trabalho enfrentado pela população negra na cidade de São Paulo, nas primeiras décadas do século XX.
A obra busca compreender as razões e os mecanismos dessa exclusão, constatando que houve uma opção por “;branquear “; o mercado de trabalho por parte das elites, negando ao homem e a mulher negra ocupações valorizadas socialmente e melhor remuneradas, privilegiando os imigrantes europeus. “;Percebemos, ainda que mesmo as históricas ‘ocupações de negros’, nos serviços domésticos, no comércio de rua, no atendimento à saúde e demais atividades até então consideradas desprez íveis para brancos, foram intensamente disputadas pelos europeus, favorecidos por ações administrativas protagonizadas pelas elites abastadas da cidade e pela legislação que, impl ícita, e em alguns casos, explicitamente proibia que homens e mulheres negras trabalhassem em determinações ocupações “;. Explica o autor.
A noite, na Câmara de Vereadores de Piracicaba, acontece a palestra com Jacino, sob o mesmo tema, seguida de mesa redonda com membros Conepir (Conselho da Comunidade Negra de Piracicaba), Inspir (Instituto Sindical Interamericano pela Igualdade Racial), Coletivo de Combate ao Racismo (CUT), Comitê Técnico de Saúde da População Negra do Estado de São Paulo e movimentos Negros da Região.
Para o vereador e presidente do SindBan, que teve a iniciativa da programação, colocar em pauta no dia 13 de maio essa discussão é a forma que seu mandato tem para contribuir com a redução da desigualdade racial na sociedade e que, enquanto entidade, o sindicato, que sempre integrou grupos de combate ao racismo, cumpra o seu papel de levar à sociedade dados que certamente devem surpreender.
Serviços:
Dia 13 de Maio, 15 horas
Apresentação do Perfil do Bancário Negro na base do Sindicato dos
Bancários de Piracicaba e Entrevista com pesquisador Ramatis Jacino
Autor do livro Transição e Exclusão
O negro no mercado de trabalho em São Paulo pós-abolição -; 1912/1920
Local: Sindicato dos Bancários de Piracicaba
Rua XV de Novembro, 549 – Centro -; Piracicaba
Dia 13 de Maio, 19h30
Lançamento do Livro Transição e Exclusão -; O negro no mercado de trabalho
em São Paulo pós-abolição -; 1912/1920
Autor: Ramatis Jacino
Dia 13 de Maio, 20h
Mesa Redonda: O Negro no Mercado de Trabalho
Participações:
CONEPIR – Conselho da Comunidade Negra de Piracicaba
INSPIR – Instituto Sindical Interamericano pela Igualdade Racial
Coletivo de Combate ao Racismo (CUT)
Comitê Técnico de Saúde da População Negra do Estado de São Paulo
Movimentos Negros da Região
Local: Salão Nobre Helly de Campos Melges
Câmara de Vereadores de Piracicaba
Rua Alferes José Caetano,
834 – Centro – Piracicaba