SindBan promove debate sobre Acessibilidade e inclusão

Na última terça-feira (15), o SindBan promoveu em sua sede debate sobre a Acessibilidade e Inclusão no Sistema Bancário. O evento contou com participação da pedagoga Rosana Davanzo, estudiosa da escrita braile e material digital. A discussão fortaleceu a temática de uma inclusão ou exclusão do deficiente diante dos problemas de acessibilidade em agências bancárias.

Rosana, deficiente visual e vivencia no dia a dia os problemas destacando as dificuldades de acessibilidade, mas ainda de oportunidades das pessoas com deficiência. “;O deficiente precisa de oportunidade não de piedade. O que a sociedade precisa fazer é conversar, dar oportunidade, ver e saber do que a pessoa é capaz, não só ficar olhando para a deficiência, mas sim valorizar o potencial que todos têm “;

“;A sociedade precisa pensar nas pessoas com deficiência, ter o olhar quando está andando, quando formos a uma agência, que a gente pense nessa pessoa, se a situação é acess ível a ele, porque eles também têm o direito de usar esses serviços como qualquer pessoa “;. Leticia Françoso, bancária e diretora do SindBan para assuntos sobre PCD.

A representante do SindBan na Comissão de Gênero, Raça, Orientação Sexual e Trabalhadores e Trabalhadoras com Deficiência (CGROS), diretora Angela Savian reafirma a luta dos bancários em defesa da igualdade. “;Falta ainda em todos os lugares, inclusive nos bancos igualdade de oportunidades. Essa luta é uma semente que a gente joga e espera que ela dê frutos. Até o momento nós avançamos pouco em relação a acessibilidade, mas o que conseguimos já melhora a condição dos deficientes no ambiente bancário, porém temos que continuar em busca de uma situação igualitária “;, destacou.

Os bancos de Piracicaba já possuem três leis de autoria do vereador e presidente do SindBan José Fernandes Paiva, que promovem a inclusão dos deficientes no sistema, e a o trabalho nessa questão deve continuar. “; Nós estamos dispostos a fazer uma alteração no código de postura do munic ípio para que toda nova construção de agência reforma ou ampliação que necessitem de alvará municipal precise ao receber esse alvará tenha toda a legislação de inclusão. Para que nós possamos ter o máximo dos locais adaptados, porque a gente quer assumir tarefas e tocar a luta para frente “;, ressaltou Paiva.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content