O Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região (SINDBAN), que mantém desde 2015 o Projeto Bancário Eficiente, participou do Dia Nacional e Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado nesta sexta-feira (21/9). Entidades, atendidos e familiares se reuniram numa caminhada alegre de conscientização pela garantia dos direitos da pessoa com deficiência, que teve in ício às 9h00 em frente ao Mercado Municipal. A passeata seguiu até a Praça José Bonifácio, onde ocorreu o ato público.
A ação faz parte da programação da Semana Municipal da Luta da Pessoa com Deficiência, que foi promovida pelo Conselho Municipal da Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência (Comdef), que tem como Coordenador o dirigente do SindBan, Leandro Catalini. “;O foco da Semana neste ano é a acessibilidade, por isso a passeata é uma forma de protestar contra os locais que não têm acessibilidade. A ideia é demonstrar para os empresários população e governo que a pessoa com deficiência é uma cidadão comum, que pode contribuir para a economia, o trabalho e a sociedade “;, diz Leandro.
E contou com apoio estratégico do Sindicato dos Bancários de Piracicaba, por meio de Secretaria de Apoio da Pessoa com de Deficiência, que é composta pelos dirigentes, Leticia Françoso, César Nascimento, Leandro Catalini, Nicia De Cassiano Cabral, Valeria Merlos Ruiz.
A mobilização provocada pelo evento foi positiva para César do Nascimento Santos, o Cezinha, e Let ícia Trancoso, diretores da Secretaria de Assuntos da Pessoa com Deficiência do SinBan, que há dois anos criou o projeto Bancário Eficiente, uma ação inédita que teve in ício com o mapeamento de acessibilidade e inclusão das agências bancárias de Piracicaba.
Eles participaram ativamente da discussão e preparação da Semana Municipal da Luta da Pessoa com Deficiência.
“;A cada ano que passa, a caminhada do dia 21 de setembro (Dia Nacional da Luta da Pessoa Com Deficiência) vai ganhando corpo. Hoje, (21/9) mais de 200 pessoas participaram da atividade que não é só de comemoração, mas principalmente de reinvindicação em todos os n íveis: federal, estadual e municipal. Esse governo tirou vários direitos da pessoa com deficiência, mas nossa luta é para que isso seja revertido “;, disse Cezinha.
Segundo o presidente do sindicato, José Antônio Fernandes Paiva, acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência sempre foram preocupações da entidade e, por meio de seu mandato, também trabalha em prol dessas questões. “;Nossa luta é pelo cidadão, por melhorias no munic ípio, e a questão da acessibilidade nas agências é de total importância para construção de uma sociedade mais justa, já que todos têm o direito a ter acesso a atendimento de qualidade nos bancos, “; enfatiza.
SEM VITIMISMO
Mudar paradigmas é a grande luta das pessoas com deficiência, segundo a dirigente do SindBan Let ícia, que destaca é preciso comemorar os pequenos avanços, lutar por mais conquistas e divulgar grandes exemplos.
“;Não somos coitados, isso não é verdade. Temos muitos bons exemplos de que a pessoa com deficiência se supera em cada dificuldade. Todos nós eles estão inseridos na sociedade trabalhando, estudando e indo aos lugares nada acess íveis, mas mesmo assim se superando e ultrapassando barreiras. E por estes exemplos e para que mais exemplos como estes possam surgir é que fomos as ruas esta manhã “;, disse ela.