Como sindicato participativo, o Sindban atua no Conselho Municipal de Saúde no debate sobre as diretrizes, prioridades e investimentos na saúde pública de Piracicaba.
Nesta quarta-feira, 15/1, a Câmara Municipal de Piracicaba realizou Audiência Pública para analisar as reclamações de usuários do SUS, principalmente por conta da demora das consultas, exames e cirurgias nas áreas de oftalmologia e ortopedia.
O presidente do Sindban, José Antonio Fernandes Paiva, esteve na audiência, ouvindo a explanação do Secretário Municipal de Saúde e também dos usuários, no sentido de buscar uma sa ída para o impasse.
Na sua opinião, “;um dos problemas da Saúde em Piracicaba e em todo o Pa ís foi a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional 55/2016 que congelou os gastos públicos por 20 anos. Ou seja, só haverá reposição da inflação, mesmo com o crescimento da população. Isso significa menos investimento per capita para o financiamento da Saúde Pública, o que precisa ser revertido “;, comentou.
A participação nos Fóruns de Saúde, Comissões Locais de Saúde, Conselho Municipal de Saúde e na Conferência Municipal de Saúde ajudam os PSFs, UBS, e as UPAS e os programas da Secretaria a atenderem às demandadas da população e planejar melhorias no atendimento.