Uma delegação de diretores do SindBan (Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região) participou, ontem, do Ato em Defesa das Empresas Públicas e Estatais, no Largo do Rosário em Campinas. O ato faz parte do calendário de lutas em defesa das estatais organizado pela subsede da CUT em Campinas. A mobilização é parte da campanha “;Se é público, é para todos! “;
Durante duas horas, dirigentes sindicais se alternaram falando contra o pacote de privatização lançado recentemente pelo presidente da República, Michel Temer. A iniciativa ainda teve música ao vivo com a cantora Mar ília Corrêa e performances teatrais alusivas ao evento com a trupe “;Resgatando o Circo “;.
O presidente do SindBan, José Antonio Fernandes Paiva falou que esse é o momento oportuno para despertar consciência de todos para a gravidade da situação pela qual passamos. “;Queremos dialogar com a população sobre o que significam as empresas públicas para a manutenção da democracia e do processo de inclusão social neste pa ís “;, disse.
Para Paiva, há um objetivo claro de exclusão social das camadas mais pobres da população, por isso vêm ocorrendo diversos ataques às empresas públicas que geram equil íbrio social, inclusão e cidadania. “;Sem isso, corre-se o risco de perder o rumo da história do pa ís. Um ato com este constrói mais uma página de nossa história “;.
O Banco do Brasil e a Caixa Federal são mais que bancos, são instrumentos de inclusão social e, em muitas cidades, indispensáveis para o repasse das verbas de diversos programas sociais. “;O público é eficiente e gera lucro extraordinário, além de cumprir seu papel de empresa para todos, de fazer inclusão social e de implementação de pol ítica sociais “;, diz Paiva
Participaram da mobilização bancários, petroleiros, eletricitários, servidores públicos federais da Justiça do Trabalho (Sindquinze), trabalhadores da Sanasa (Sindae) e professores da rede pública (Apeoesp). A delegação do SindBan contou com Paiva, Aldo, Bira, Fedô, Gigante, Neto, Chicão, Kariny, Eloy, Maur ício, Edson, Claudinho, Rui, Paschoal e Paulo Coan.