O presidente do SindBan, José Antonio Fernandes Paiva, e os assessores Maria Araújo, Fernando Morales e Ismael de Jesus Lima participaram nesta sexta-feira (06), do 1º Seminário de Combate ao Racismo no Mercado de Trabalho, em Piracicaba, na sede da SEMTRE, Secretaria de Trabalho e Renda, que promoveu as primeiras discussões inerentes a atuação e participação do negro no mercado.
O SindBan tem papel importante na discussão de temas de gênero, raça e orientação sexual, com representantes em conselhos e comissões que debatem essas questões e lutam por uma sociedade melhor. “;O SindBan trabalha com essas questões há muito tempo, temos diretores e assessores atuantes no Conepir, Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Piracicaba, e na CGROS, Comissão de Gênero, Raça, Orientação Sexual e Trabalhadores e Trabalhadoras com Deficiência “;, comenta Paiva.
O evento foi uma parceria entre Conselho da Comunidade Negra de Piracicaba, Conespi e Inspiração e Semtre. As atividades do Seminário aconteceram durante a manhã e envolveram palestras abordando temas que vão desde a “;Escravidão e construção do racismo “;, até o atual “;Estatuto de igualdade racial “;.
Durante o acontecimento, o Presidente do SindBan mostrou como ainda há discriminação na categoria bancária. “;Apenas 3% dos bancários de Piracicaba são negros e ainda menos estão em funções de liderança “;. Esses são dados do levantamento que há 13 anos o Sindicato dos Bancários faz em relação aos trabalhadores de sua base. Paiva sugeriu ainda que outras categorias também realizem levantamentos para que a cobrança possa ser realizada.