O Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região fortalece, neste mês de maio, a campanha Maio Lilás promovida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). Neste mês, diversas ações serão realizadas para reforçar a importância da liberdade sindical e da participação dos trabalhadores e trabalhadoras na atuação dos sindicatos para a promoção da defesa dos seus direitos.
Embora seja apenas o segundo ano em que o Maio Lilás aconteça, os ataques aos sindicatos e as ameaças à sua sobrevivência com as mudanças impostas pela lei 13.467/2017 -; que modificou artigos da CLT e tenta diminuir a representação dos trabalhadores -; tornaram a defesa da liberdade sindical imprescind ível.
“;O momento é de união e de mostrar força e representatividade para que não sejamos expostos a mais retrocesso e ataques. E uma das intenções é o do enfraquecimento do movimento sindical, afinal um sindicato precisa de recursos para promover as ações de defesa dos interesses de seus representados e a crise no custeio afeta diretamente a ação sindical, além disso sofremos com outros pontos como a questão da liberdade sindical, práticas antissindicais, negociação coletiva, filiação de trabalhadores, entre outros “;, “;afirma José Antonio Fernandes Paiva, Presidente do SindBan.
Paiva explica que existem, atualmente, diversos obstáculos às atividades dos sindicatos -; como a dificuldade de custeio -; o que se agravou após a reforma, e que volta a ser acometida com a MP 873 que delimita a forma de pagamento das contribuições.
A cor Lilás
A cor lilás não foi uma escolha aleatória e é uma referência a um incêndio criminoso numa fábrica de tecidos, em Nova Iorque, em 8 de março de 1857, onde trabalhadores reivindicavam um salário justo e redução na jornada de trabalho. Por causa do fogo, 129 mulheres trabalhadoras morreram enquanto confeccionavam um tecido da cor lilás.