Diretores do SINDBAN (Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região) realizaram atos em agências da Caixa Econômica Federal, na manhã de hoje, 20, participando assim da mobilização nacional em defesa dos bancos públicos. Os atos foram organizados em todo Brasil diante das ameaças de privatização que surgiram na campanha eleitoral.
Nesta segunda, trabalhadores de todo pa ís foram às ruas e levar informações dentro das agências bancárias em defesa dos bancos públicos e em repúdio às afirmações do poss ível ministro da Fazenda de Aécio Neves, Arm ínio Fraga -; caso o PSDB vença as eleições presidenciais -;, que já deixou claro que reduzirá a quase nada a presença e o papel do Banco do Brasil e da Caixa no sistema financeiro nacional. “;Não sei o que vai sobrar no final da linha. Talvez não muito “;, disse, referindo-se às instituições públicas.
O SINDBAN produziu informativos para entregar aos funcionários da caixa, explicando todas as conquistas da greve deste ano, além de comparativos de salários e números de bancários na era PSDB e nos governos Lula/Dilma. “;Entre 1995 e 2003, os bancários viram seus salários ficarem 8,6% menores em relação à inflação. Nos duros anos do governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) a situação para os trabalhadores dos bancos públicos era ainda pior: a perda real no per íodo foi de 36,3% no Banco do Brasil e de 40% na Caixa Federal. Não podemos permitir este retrocesso “;, afirmou o presidente do SINDBAN, José Antonio Fernandes Paiva.
O diretor do SINDBAN, Ubiratan Alves do Amaral, explicou aos bancários da Caixa um pouco de como foi a era FHC e todos os avanços que os bancários conquistaram desde que Lula assumiu a presidência da República, estendendo durante os quatro anos de governo Dilma. “;Avançamos muito e temos muito ainda a conquistar. Mas estes avanços estão hoje ameaçados pelo projeto de privatização e terceirização do PSDB. Nós, bancários do BB e da Caixa, não queremos de volta a era do arrocho salarial, do reajuste zero e da entrega do patrimônio público. Aécio não é o novo na pol ítica, mas representa o que há de mais velho. O Brasil e os brasileiros já perderam muito com esse modelo neoliberal de governar “;, enfatizou.
Outro ato em defesa dos trabalhadores, agora público, está programado para o final da tarde de hoje, no Centro da cidade.
Texto e fotos: Michelle Bottin DRT-PR 7704
SINDBAN faz ato em defesa dos bancos públicos
Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook