08/02/2017 – 17:30
Paridade entre homens e mulheres, cotas para jovens, negros e deficientes f ísicos são alguns dos critérios estabelecidos pelos dirigentes sindicais
Dando continuidade ao calendário eleitoral do SindBan (Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região) 2017, aconteceu na noite desta segunda-feira (6), a Convenção Regional do Sindicato para definir os critérios de composição de chapa. Entre as novidades, uma determinação inédita entre entidades sindicais: a paridade entre homens e mulheres para compor a chapa, que concorrerá à direção da intuição pelos próximos 4 anos.
Segundo a diretora do SindBan, Andreia Chiquetto, essa é uma importante conquista na luta pela igualdade de gênero. “;Mais da metade da nossa categoria é composta por mulheres, suas opiniões precisam ser ouvidas e seus direitos respeitados. As bancárias ainda sofrem com o assédio psicológico e sexual dentro das agências e não denunciam, pois se sentem inferiorizadas. é igualando os direitos que começamos a combater a violência “;, defendeu Andreia.
Além da paridade de gênero, cotas para jovens, negros e deficientes f ísicos também foram critérios estabelecidos pelos dirigentes sindicais. Para o presidente do SindBan, José Antonio Fernandes Paiva, as novas determinações são um sonho realizado. “;Estamos começando a formar o Sindicato que eu sempre sonhei em ver: igualitário. Nosso principal objetivo é renovar o comportamento dos nossos dirigentes, explorar o coletivo e principalmente concretizar o compromisso de fidelidade com a categoria “;, comentou Paiva.
Com 64 bancários, a chapa será composta por 50% homens e 50% mulheres, entre eles, m ínimo de 4 pessoas com deficiência, 5 negros e 10 com idade de 18 a 35 anos. “;Queremos ter um Sindicato cada vez mais representativo, outros critérios como a maioria dos bancos, cidades e agências da base, também contam para o processo de composição da chapa “;, explicou Paiva.
Com menos de 2% de negros na categoria, o diretor do SindBan, Marcelo Abrahão, acredita que a determinação é um grande est ímulo “;Os bancos dizem ter um programa de incentivo para essa categoria, mas sabemos que os negros que estão no sistema financeiro, estão alocados no departamento administrativo, onde não aparecem. A determinação do sindicato é muito importante para aumentarmos o número de negros nos bancos “;, defendeu.
Calendário Eleitoral
11 -; Publicação do Aviso Resumido do EDITAL.
20 a 24 -; Prazo para inscrição de chapas.
25 -; Publicação do Edital, convocando Assembleia Geral para eleição da Comissão Eleitoral. Membros natos: Presidente Sindicato, representante Federação, representante Confederação. Quatro membros eleitos pela assembleia.
Março
02 -; Assembleia Geral Extraordinária para Eleição da Comissão Eleitoral.
06 -; Publicação da cédula única contendo todas as chapas registradas.
07 a 11 -; Prazo para impugnação de candidatura.
Abril
19 e 20 -; ELEIçõES
20 -; Assembleia Eleitoral Púbica e permanente na sede do Sindicato para apuração da eleição.
20 a 24 -; Prazo para interposição de recursos.
25 a 27 -; Prazo para julgamento do(s) recurso(s).
21 a 20/05 -; Prazo para divulgação do resultado da eleição.
Maio
24 -; Comunicação do resultado da eleição para os bancos.