SindBan e Instituto Federal trazem para Piracicaba primeira turma do Curso de instrutor de Libras

SindBan e Instituto Federal trazem para Piracicaba primeira turma do Curso de instrutor de Libras

Na noite da última quinta-feira, 05 de setembro, o Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região saiu novamente na frente das iniciativas de inclusão e acessibilidade.
Mantendo a sua tradição de luta, em parceria com o Instituto Federal e entidade irá receber 19 alunos de várias cidades do Estado para o Curso de instrutor de Libras.
A formação é voltada diretamente para os deficientes auditivos, e é uma formação espec ífica para os profissionais atuarem como instrutores.
Essa é a primeira turma deste formato do Curso a ser ministrada no Brasil.
As aulas terão como docente Responsável, a professora Vilma de Jesus da Conceição, formada em Letras Libras e com proficiência pelo Ministério da Educação, ela comenta sobre os desafios dessa formação. “;O curso iniciou com uma turma bastante interessada, com homens e mulheres, pessoas de todas as idades e isso é maravilhoso, pois conseguimos o objetivo de atingir a comunidade surda.
Tivemos o prazer de iniciar o Curso no mês de setembro, mês que é marcado pelas lutas pessoa com deficiência e especialmente da comunidade surda. Será um processo bastante rico, pois temos alunos que já são bem oralizados, ou seja são surdos que utilizam qualquer l íngua oral para se comunicar, na modalidade oral, ou oro-facial, mas também outros com uma formação somente em libras, que tem um pouco mais de dificuldade até com alguns termos, e isso tudo tornará sem dúvidas esses dois semestres ainda melhores, “; comenta Vilma.
O Presidente do Sindicato dos Bancários, José Antonio Fernandes Paiva salienta que o processo de inclusão da Pessoa com deficiência é uma missão de todos os agentes de luta. “;Todos nós que estamos diretamente ligados a luta dos trabalhadores também temos que ser agentes de inclusão, tanto do deficiente na sociedade quanto no mercado de trabalho.
No SindBan temos há anos o Bancário Eficiente que é um projeto que dispõe-se a inclusão do deficiente no sistema financeiro, visando torna-lo acess ível tanto para o trabalhador quanto para os clientes “;, afirma.
As aulas serão ministradas duas vezes por semana e o curso tem duração de dois semestres, a primeira turma da formação recebe alunos de Piracicaba, Campinas e Bauru.
O curso Instrutor de Libras visa promover a capacitação de pessoas surdas para o ensino de Libras como L1 (primeira l íngua) e como L2 (segunda l íngua). Ao desenvolver a qualificação profissional os alunos terão ampliadas as suas oportunidades no mercado de trabalho “;, comenta Vilma.
Vilma foi responsável pelos dois Cursos de Libras básico e uma turma intermediária que também foram ministrados no SindBan.
O Instrutor/professor de LIBRAS, é aquele que ocupa a função primordial o ensino da L íngua Brasileira de SINAIS, visando à formação tanto para alunos surdos, quanto para alunos ouvintes.
De acordo com a dirigente Leticia Françoso, para o Sindicato proporcionar essa formação reforça o caráter histórico de luta pela pessoa com deficiência. “;Além da inclusão dos deficientes a sociedade irá receber profissionais surdos com competência para atuar como agente propagador de sua l íngua e cultura em diversas áreas (educacional, empresarial, art ística, entre outras), que necessitem quebrar as barreiras da comunicação “;, afirma Leticia. A Secretaria de Assuntos PCD do SindBan, também descobriu as barreiras do munic ípio e foi eleita a Conselheira mais votada no Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, sendo hoje membra da diretoria executiva do comitê.
Segundo o Presidente, o cumprimento da Lei de Cotas que já completa 28 anos ainda é uma questão a ser cobrada em várias categorias. “;Estamos no Conselho das Entidades Sindicais, e nos relacionando diretamente com os bancos e sabemos que a maioria das empresas ainda não cumprem o percentual estabelecido pela Lei de Cotas (art. 93 da Lei nº 8.213/91). Muitas sob alegação de não encontrar profissionais qualificados, é por isso que estamos inseridos em vários conselhos do mun ícipio e também do Estado, e buscamos novamente a parceria com o Instituto Federal a fim de expandir e proporcionar ainda mais opções de formação. Nós já tivemos duas edições de cursos de libras para formar os profissionais que iriam atuar no atendimento, e agora com essa nova iniciativa vamos promover a qualificação dos próprios surdos “;, completa.

Serviço

Primeira Turma do Curso de Instrutor de Libras

Local: Sede Sindicato dos Bancários -; Quinze de Novembro, 549

Horário: 19h

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content