Nesta quinta-feira (10), o Sindicato dos Bancários (SindBan) inicia mais uma campanha informativa nas agências de sua base territorial. A entidade distribuirá boletim especial sobre assédio moral, para alertar sobre essa forma de violência que assola a categoria. A base é composta por 22 cidades, dentre as quais estão a sede Piracicaba, e as subsedes São Pedro, Tietê e Santa Bárbara d`Oeste.
“;No final do primeiro semestre lançamos cartilha sobre assédio sexual e, agora, iniciamos mais uma campanha para alertar os bancários sobre outro tipo de assédio, o moral. A semana de distribuição vem em momento oportuno, quando os sindicatos renovaram com a Fenaban o instrumento de prevenção e combate ao assédio moral, previsto na cláusula 56 da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), importante conquista da campanha salarial de 2010 “;, explica o presidente do SindBan, José Antonio Fernandes Paiva.
Desde a implementação desse instrumento, mais de 2500 denúncias já foram registradas e resolvidas de comum acordo entre sindicatos e bancos, revelando que o assédio moral no trabalho existe e precisa ser tradado com muito cuidado, seriedade e envolvendo todas as partes, ou seja, os bancos, os sindicatos e os trabalhadores.
Paiva ressalta que as ações do sindicato são impiedosas em relação ao assédio moral. “;O uso de remédios controlados é muito alto em nossa categoria e isso se deve, principalmente, à pressão por metas. Atuamos na prevenção e no aux ílio ao trabalhador afetado por essa violência, disponibilizando gratuitamente psicólogas, além de tomar as providências junto ao banco para resolver o problema “;, completa.
O boletim também estará dispon ível no site do sindicato (www.bancariosdepiracicaba.com.br). Para denunciar, entre em contato pelo telefone 19 3417 1333 ou pelo Fala Bancário (http://www.bancariosdepiracicaba.com.br/falabancario).