Nesta sexta-feira (29), o SindBan adere ao Dia Nacional de Paralisação e Manifestações, organizado pelas centrais sindicais de todo o pa ís, em defesa dos direitos dos trabalhadores e da democracia.
A partir das 9h30, os dirigentes sindicais paralisarão por 1h as agências dos bancos privados da área central de Piracicaba contra o projeto de lei sobre terceirização (PLC 30 no Senado, ex PL 4.330 na Câmara), as medidas provisórias que restringem o acesso a direitos trabalhistas e por medidas do ajuste fiscal que incluam setores patronais, em vez de apenas os trabalhadores.
Para o presidente da entidade, José Antonio Fernandes Paiva, o ato visa sensibilizar a sociedade sobre as ameaças que representam a terceirização, as medidas provisórias e o ajuste fiscal em marcha. Segundo ele, quando se fala que a terceirização precariza o trabalho, significa que todos que têm uma profissão definida, serão substitu ídos por terceirizados com menores salários e direitos trabalhistas reduzidos.
“O trabalhador do sistema bancário sofre mais ainda porque, ao contrário de todos os demais setores, o financeiro é o único que acumula lucros e, mesmo assim, reduz drasticamente postos de trabalho O ajuste fiscal impõe apenas ao trabalhador o grande sacrif ício para que nosso pa ís continue resistir aos reflexos de crises internacionais. é preciso combater drasticamente, como tem feito o governo, a sonegação fiscal, manter os postos e trabalho e a qualidade de vida do trabalhador”, enfatiza o presidente.