Secretária do Trabalho busca apoio do Conespi para garantir cursos de qualificação

No primeiro encontro da secretária municipal de Trabalho e Renda, ângela Maria Cassavia Jorge Corrêa, com o Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba (Conespi), que aconteceu na manhã desta terça-feira, no Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região, ela pediu apoio aos sindicatos para garantir estrutura aos participantes dos cursos de qualificação que a pasta promove na cidade. De acordo com o secretário de Comunicação do Conespi, José Antonio Fernandes Paiva, os sindicatos vão trabalhar para garantir transporte e lanche aos participantes, evitando assim qualquer possibilidade de evasão.
A Secretaria do Trabalho já abriu as inscrições para cursos de panificação e confeitaria, formação em vendas e telemarketing, capacitação para garçom e garçonete, técnicas aplicadas em salão de beleza, auxiliar administrativo, auxiliar de almoxarifado, desenhista CAD, auxiliar de controle dimensional e desenho técnico. As inscrições devem ser feitas até o dia 28 deste mês, no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), localizado na rua Alferes José Caetano, 1460, das 8 às 15 horas. Os cursos são voltados a trabalhadores de baixa renda, que estão desempregados.
Ao todo, são 334 vagas, sendo 278 frutos de verbas do governo federal e 56 de recursos municipais. Os cursos serão realizados no Senai, Senac e Fundação Municipal de Ensino, com duração aproximada de 220 horas, ou seja, 55 dias. Como os cursos, que têm in ício no dia sete de fevereiro, precisam ser conclu ídos até o final de abril, não dispõe de verbas para transporte e lanches dos participantes, há temor da ângela Cassavia, de que possa haver evasão, não atingindo assim o propósito que é de formar o maior número de mão-de-obra para atender a demanda do mercado. Em função disso, o presidente do Conespi, Francisco Pinto Filho, e o secretário de Comunicação da entidade já iniciaram contatos a fim de atender a esta necessidade. “;Não podemos deixar que trabalhadores deixem de se qualificar por falta de alimento e transporte “;, diz Paiva.
O primeiro encontro dos sindicalistas, ligados ao Conespi, com a secretária de Trabalho e Renda foi marcado por muita cordialidade e disposição, inclusive de apoio aos projetos voltados à qualificação de trabalhadores. Os sindicalistas, como o presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Alimentação, Fânio Luis Gomes, e da Construção Civil, Edson Batista dos Santos, relataram a dificuldade que empresas instaladas no munic ípio têm enfrentado para encontrar mão-de-obra qualificada. “;Como falta trabalhadores qualificados na cidade, muitas empresas têm procurado mão-de-obra em outros munic ípios “;, disse Edson Batista.

Vanderlei Zampaulo -; MTb-20.124

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content