Resoluções do 23º Congresso dos funcionários do BB

A plenária do último domingo, 17, concluiu o amplo debate feito pelos quatro grupos de trabalho que se reuniram no 23º Congresso dos funcionários do Banco do Brasil, realizado de 15 a 17 de junho em Guarulhos, na Grande São Paulo, tendo a participação de 300 delegados (213 homens e 87 mulheres), os quais aprovaram as propostas para as negociações da pauta espec ífica do funcionalismo na Campanha Nacional 2012 relativas a emprego, remuneração, saúde, condições de trabalho e segurança bancária, além do papel do Banco do Brasil e do sistema financeiro nacional, o que será feito concomitantemente com a negociação da minuta nacional de reivindicações da categoria.
Dentre outros temas, foi aprovado:
– Melhoria do Plano de Carreira conquistado em 2010.
– PCR (Plano de Carreira e Remuneração) parta do piso do Dieese (R$ 2.300), incluindo escriturários e caixas e ampliando o valor do mérito para R$ 174, com interst ício a cada n ível de antiguidade de 6% (hoje é 3%).
– Também é reivindicado que o tempo do mérito seja reduzido de três para dois anos para a aquisição de cada letra de mérito para a primeira faixa salarial.
– Intensificar a luta pela implantação da jornada de 6 horas para todas as funções dentro do banco, sem perda da função.
– Mudanças nos Comitês de ética, de forma que seja paritário e passe a funcionar com o acompanhamento das entidades sindicais.
– Garantir aos incorporados a sua inclusão na Cassi e na Previ.
– Ampliar a luta pela transformação do BB em um banco público de verdade, que tenha ação pautada pelo caráter social, o que inclui o barateamento e a ampliação da oferta de crédito para a produção e para o desenvolvimento nacional.
– Reafirmaram a tese da estatização do sistema financeiro nacional, o fim dos correspondentes bancários, o fim da segregação da população de baixa renda nas agências e a convocação da Conferência Nacional sobre o Sistema Financeiro.
Os delegados também aprovaram no Congresso a manutenção do debate sobre a PLR na mesa única da Fenaban e na data-base da categoria, por entenderem que a participação nos lucros e resultados só existe nos bancos públicos federais porque foi uma conquista da Campanha Nacional dos Bancários com a Fenaban, a partir de 2003.

Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content