Representantes dos bancários querem informações sobre agências digitais do Itaú

Em reunião nesta quarta-feira (23), em São Paulo, entre a Contraf-CUT, federações, sindicatos e o banco Itaú, os representantes dos trabalhadores debateram sobre o tema emprego e uma agenda sindical permanente com a instituição financeira.

Na ocasião, o banco demonstrou o número de exonerações ocorridas no ano de 2015. Segundo o Itaú, oíndice ficou abaixo de 10%. “;Consideramos uma porcentagem muito alta quando comparada à lucratividade do banco. Somente no ano passado, o Itaú obteve um dos maiores lucros da sua história, na casa de R$ 23,8 bilhões “;, ressaltou o presidente da Contraf-CUT, Roberto von der Osten.

Devido à onda de demissões que ocorreu no final do ano passado, os dirigentes sindicais cobraram do Itaú reuniões periódicas para tratar da manutenção de empregos. “;Oíndice de demissões vem crescendo devido ao novo modelo que o banco vem implementando de agências digitais, além da reestruturação na Atec (área de tecnologia) do Itaú. Por isso, a diminuição da rentabilidade das agências de varejo vem diminuindo cada vez mais os postos de trabalho “;, disse Jair Alves Santos, coordenador da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú.

O banco propôs manter uma mesa de negociações para debater vários pontos, tais como jornada de trabalho, saúde, emprego, agências digitais, entre outros. A expectativa dos representantes dos bancários é de que estas reuniões aconteçam entre uma ou duas vezes por mês.

Sobre o tema jornada de trabalho, o banco anunciou que está aperfeiçoando o novo modelo do ponto eletrônico, para evitar que os funcionários ultrapassem duas horas excedentes (horas-extras). “;Para diminuir esta preocupação e para que o banco não sobrecarregue seus funcionários, acreditamos que é poss ível aumentar as contratações ao invés de diminuir, como vem ocorrendo “;, concluiu Jair.

A Contraf-CUT entregou um of ício solicitando as seguintes informações: o número de agências digitais em funcionamento; endereço de todas essas agências; número de empregados lotados por agência digital, bancários e terceirizados e jornada de trabalho de todos os trabalhadores lotados nas agências digitais.

“;A necessidade de termos esses dados, destes locais de trabalho e o número de bancários, é de extrema importância para que possamos abrir um debate que envolva jornada de trabalho dos funcionários, além da questão da saúde dos trabalhadores “;, destacou a presidenta do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro, Adriana Nalesso.

A próxima reunião acontecerá no in ício de abril, com data a confirmar.

Lucro X Demissões

O Itaú obteve em 2015 o maior lucro anual da história de um banco registrado até hoje, de R$ 23,8 bilhões, aumento de 15,6% em relação ao resultado do ano anterior, superando seu próprio recorde de 2014.

Apesar do excelente desempenho, o banco reduziu 2.711 postos de trabalho, contribuindo para o aumento do desemprego no pa ís e para a piora das condições de trabalho em suas unidades.

Segue, abaixo, o of ício dos representantes dos funcionários entregue ao banco Itaú.

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