Para evidenciar o momento pol ítico e econômico para os trabalhadores, o Sindicato dos Bancários (SindBan), em parceria com a Comissão Municipal de Emprego de Piracicaba (ComEmprego) e o Mandato do vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT), promove no próximo dia 16, quarta-feira, às 9h, a palestra Acordo Marco Global -; Conjuntura e Impactos nas Relações de Trabalho, ministrada por Marina Silva, assessora da Secretaria de Formação e Relações Internacionais para as Américas, da União Geral dos Trabalhadores (UGT), no Salão Nobre “;Helly de Campos Melges “;, na Câmara de Vereadores de Piracicaba.
Alternativa para os trabalhadores, o Acordo Marco Global, criado nos anos 2000, tem como função estabelecer relacionamento cont ínuo entre uma multinacional e uma federação internacional e garantir que a empresa respeite as mesmas normas em todos os pa íses em que opera, melhorando as relações trabalhistas. Hoje, há cerca de 85 acordos ativos.
Segundo o presidente do SindBan, o vereador José Antonio Fernandes Paiva, é necessário contextualizar a crise do ponto de vista internacional e o abalo causado nas relações trabalhistas, como o desemprego e a perda de direitos.
“;Há ind ícios que as conjunturas pol ítica e econômica sejam planejadas e utilizadas para explorar o trabalhador. é importante trazer os agentes do movimento sindical, poder público e os empresários para o centro desse debate e mostrar de que maneira podemos enfrentar algo arquitetado, e não circunstancial, como é a crise que passa o Brasil, os Estados Unidos e a Europa. Nossa luta é fazer com que os direitos sejam respeitados em qualquer parte do planeta “;, ressalta Paiva.
O presidente da ComEmprego, João Carlos Goya, explica que a decisão da comissão foi unânime em apoiar o evento e está ciente da importância de trazer conscientização ao trabalhador sobre seus direitos em meio da crise. “;A palestrante tem muito a contribuir e trazer reflexões sobre um ponto pol ítico mais amplo. “;
Para o diretor da entidade bancária, Marcelo Abrahão, a realização da palestra é de grande valia para informar e envolver o movimento sindical no que acontece no mundo do trabalho. “;O Acordo Marco vem como importante ferramenta para o futuro dos trabalhadores. O movimento sindical não pode se abster e precisa conhecer para que possa construir algo melhor tanto para o trabalhador, sempre o mais penalizado, como também para o empresário, “; completa Marcelo, também membro da ComEmprego.
Serviço -; Palestra Acordo Marco Global -; Conjuntura e Impactos nas Relações de Trabalho. Dia 16 de setembro, quarta-feira, às 9h. Local: Salão Nobre “;Helly de Campos Melges “;, na Câmara de Vereadores de Piracicaba (Rua Alferes José Caetano, 834, Centro).