Na busca de obter lucros, sem medir as conseqüências, o banco ABN/Real acaba de instalar um container no estacionamento da Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba para funcionar como agência bancária. Os diretores do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região, Marcelo Abrahão e Ubiratan Campos do Amaral, estiveram nesta semana no local, e constataram a precariedade do ambiente criado pelo Real.
A precariedade das instalações, que não são compat íveis para se trabalhar, será levada à direção do banco pelo sindicato, que vai cobrar uma solução rápida para o problema. Caso não seja solucionado, o sindicato deverá levar o caso para o Ministério do Trabalho.
Na visita feita ao local, os diretores do sindicato constataram que os funcionários que estão trabalhando no container se sentem confinados, uma vez que as instalações são precárias. O ar-condicionado, como observaram, está desligado. A situação só não está pior em função da temperatura estar baixa na região neste mês, que geralmente é marcado por muito calor. Segundo eles, o ar-condicionado está sendo mantido desligado porque é muito frio e poderá gerar problemas de saúde aos bancários.
A alegação do sindicato é de que o sistema criado pelo ABN/Real é válido para atender casos esporádicos, como convenções e festas, mas jamais para ser uma agência em definitivo ou por longo per íodo. “;é vergonhoso e até desumano para um banco do porte do ABN/Real confinar seus funcionários num ambiente como aquele “;, diz Marcelo Abrahão.
Vanderlei Zampaulo -; MTb-20.124