Para encerrar o primeiro dia de Conferência Interestadual da Feeb SP/MS, o tema “;Desafios da Previdência Pública “; foi debatido pelos bancários. Para falar sobre o assunto, o economista Kayton Pedreira, que segundo ele, veio para provocar e conscientizar sobre a realidade do pa ís.
O palestrante, que baseia suas afirmações em números brutos divulgados pelo governo, explicou que a previdência no mundo todo passa por ajustes, aumento de trabalho e menos benef ícios, e que o Brasil foi o único pa ís do mundo que aumentou as aposentadorias.
Kayton expôs mudanças de comportamento de estudo, trabalho e aposentadoria no meio do século XX e no decorrer do século XXI. “;Com transformação no mercado de trabalho, a Previdência começou a ter problemas e começou a reversão de suas contas -; contribuição X benef ícios. “;
Ele mostrou alternativas para a sustentabilidade da previdência pública, das quais regulamentar e taxar os jogos de azar; fim das isenções previdenciárias; fim ou revisão das desonerações para algum setor da economia; melhoria da fiscalização e prevenção às fraudes são algumas delas.
“;Precisamos tomar atitudes, não podemos esperar muito mais. Desde 1998, se pensa nessa alteração na previdência e ainda nada foi feito. “;
Contraponto – Déficit da previdência? Que déficit? – http://goo.gl/ojgNPv
Discussão e votação do Regimento Interno -; Por unanimidade, os presentes aprovaram o regimento interno da Conferência Interestadual da Feeb SP/MS.