População reage ao aumento da passagem de ônibus em Piracicaba

Estudantes, trabalhadores, aposentados e população em geral se reuniram na manhã deste sábado, 12 de janeiro, para demonstrarem a insatisfação diante do aumento da passagem do transporte coletivo, que passou a custar R$ 3,40 na venda nos ônibus e nos terminais e R$ 3,00 para quem usa o cartão TIP. Este é o segundo sábado de manifestação.

A ação ocorreu em frente ao TCI (Terminal Central de Integração) e contou com a participação do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e região e de seu presidente e vereador, José Antonio Fernandes Paiva (PT) e de seu correligionário Chico Almeida (PT). O evento teve a expressiva participação da população e também da presença de policiamento tanto da Guarda Civil quanto da Pol ícia Militar. O manifesto, que é pac ífico e de direito, tentou ser inibido pela presença dos policiais. A Guarda permaneceu em frente ao TCI e baixou metade das portas do terminal, causando indignação aos usuários do transporte coletivo.

“;O prefeito não pode usar os guardas e os policiais como escudo de sua incompetência pela falta de diálogo com a população. Tamanha foi à covardia do ex-prefeito Barjas Negri (PSDB) em anunciar o aumento do transporte coletivo a três dias do fim de seu mandato, sem ao menos dar explicações deste aumento “;, enfatizou Paiva.

Durante todo o dia, voluntários coletaram assinaturas para sensibilizar o prefeito Gabriel Ferrato (PSDB) para que revogue o reajuste que elevou a passagem dos ônibus e discuta a qualidade do transporte público municipal. Por volta das 10h30, os manifestantes tomaram as principais ruas do Centro de Piracicaba (avenida Armando Salles de Oliveira, Dom Pedro II, Governador Pedro de Toledo, XV de Novembro, Praça José Bonifácio, Prudente de Moraes e novamente pela avenida Armando de Salles Oliveira) até retornarem ao TCI, para mostrarem sua indignação ao preço da passagem. “;Se a passagem não baixar, a cidade vai parar “;, e “;Ei Ferrato ande de busão “; eram um dos hinos criados pelos os manifestantes.

Iniciativa
Toda essa iniciativa foi apresentada durante as reuniões que articularam um grupo de apoio à renovação da mesa Diretora da Câmara e representa a primeira ação do segundo mandato do Paiva, que havia se comprometido a ampliar as discussões em relação a ações que prejudiquem diretamente a população. “;Não houve nenhuma iniciativa das empresas ou da prefeitura que justificasse o reajuste, este sim, na calada da noite, pegando de assalto à população “;, afirmou Paiva.

A meta m ínima de 2.267 assinaturas equivale à quantidade de votos obtida nas eleições de outubro de 2012. “;Quando defendemos a mudança de comportamento do Legislativo, o que pretend íamos era propor uma nova forma de atuação que aproximasse a Câmara da população. Esta ação é exatamente isto “;, explicou Paiva. No abaixo assinado, além de buscar a revogação do aumento, os signatários estarão solicitando mais e melhores ônibus, menor intervalo entre os carros, melhores condições de conforto, mais pontos de embarque e desembarques, mais estações de conexão de integração, o fim de atrasos e que o preço da passagem seja igual ao preço na aquisição via cartão TIP. “;Também queremos discutir as condições de trabalho dos motoristas e a estrutura dos terminais, tanto aos trabalhadores quanto aos usuários “;, explicou Paiva.

COLETAS -; Os mandatos dos vereadores Paiva e Chico Almeida (PT) estão multiplicando o abaixo assinado e distribuindo junto à sociedade. Os interessados em adquirir cópias podem entrar em contato pelo telefone 19 3403 6517.

Fernanda Moraes (28.535)
Sindicato dos Bancários de Piracicaba e região

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content