O CONESPI (Conselho de Entidades Sindicais de Piracicaba) realizou passeata hoje pela manhã (28), para se solidarizar com as v ítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Vinte e nove sindicatos de Piracicaba estiveram presentes carregando pirulitos com frases exigindo um respeito maior a segurança do trabalhador.
Ao longo da passeata que teve in ício às 09 horas, em frente a sede do Ministério do Trabalho e Emprego em Piracicaba, e percorreu o principal trecho da Rua Governador Pedro de Toledo, entrando pela Rua São José e finalizando na Praça José Bonifácio em frente à Catedral de Santo Antonio, os sindicalistas distribu íram para a população dez mil panfletos divulgando os números alarmantes de acidentes de trabalho em Piracicaba, e também os endereços, telefones e e-mail´s de todos os sindicatos filiados ao Conespi.
Aproximadamente trezentos dirigentes sindicais se juntaram à população central de Piracicaba para dar um basta aos acidentes de trabalho, que só em Piracicaba em 2010 foram registrados 9.675 casos, sendo 26 acidentes de trabalho por dia, e lamentavelmente no ano de 2010 foram registradas 15 mortes de trabalhadores no exerc ício do seu trabalho. Destes 9.675 casos, 7.726 (80%) aconteceram com homens, e 1.949 (20%) com mulheres.
Estudos comprovam que todo acidente de trabalho é previs ível e pode ser prevenido.
Um dos motivos que fizeram com que o Conespi realizasse esta passeata foi o número abusivo de acidentes de trabalho em 2010, e os sindicalistas irão cobrar mais atenção por parte da classe patronal para que todos os EPI´s necessários para realizar o trabalho, sejam utilizados pelo trabalhador, para que os acidentes de trabalho sejam evitados.
Metas abusivas, pressão sobre o trabalhador, falta de equipamentos de segurança, locais sem a devida iluminação e ventilação, mobiliário inadequado e jornadas sem pausa e descanso legal, são as principais causas dos acidentes de trabalho, que no Brasil custam anualmente R$ 42 bilhões, que corresponde a 1,8% do PIB (Produto Interno Bruto). Apesar de todos os avanços tecnológicos vividos neste in ício de século, os acidentes de trabalho continuam ocorrendo de forma alarmante.
“;O CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) de Piracicaba é referência nacional de ótimo atendimento e apoio a saúde do trabalhador, sendo assim, o CEREST dá total atenção para que o trabalhador desempenhe o seu papel com segurança “;, disse o presidente do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região José Antonio Fernandes Paiva. “;é inconceb ível que o trabalhador saia da sua casa para trabalhar e volte dentro de um caixão de defunto. Agora quando você sai para trabalhar e 15 trabalhadores, mais que 1 trabalhador por mês em 2010, chega a falecer no seu local de trabalho, isso merece uma reflexão e esse é o papel do mandato do Vereador Paiva, do Vereador José Luiz Ribeiro e junto com os Sindicatos filiados ao Conespi denunciar estes números alarmantes, e cobrar dos responsáveis ações para que em 2011 estes números reduzam sensivelmente, finalizou José Antonio Fernandes Paiva.
PASSEATA REUNE SINDICALISTAS EM MEMÓRIA ÀS VÍTIMAS DE ACIDENTES E DOENÇAS RELACIONADAS AO TRABALHO
Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook