Parabéns bancária, parabéns bancário. Você, mais do que nunca, nesta pandemia mostrou garra, determinação e compromisso com a sociedade brasileira. Assim, os serviços bancários não forma interrompidos. é claro que muitas negociações com os bancos foram necessárias para garantir a segurança e a saúde de cada bancário por todo o Pa ís.
Nossa história – O exemplo dado em 2020 remonta ao da origem desta data comemorativa, que é uma homenagem a um momento histórico de extrema importância para nós, bancários e bancárias de todo o Brasil.
No dia 28 de agosto de 1951, o Sindicato de Bancários de São Paulo entrou em greve após receber uma proposta de reajuste salarial insignificante do governo. Os profissionais pediam, na época, 40% de melhoria salarial e melhores condições de trabalho.
Vários outros sindicatos por todo o território nacional aderiram à greve, no entanto, não aguentaram a pressão e acabaram por aceitar as propostas do governo, que estavam bem abaixo da média solicitada pela classe bancária.
Apenas em São Paulo os trabalhadores continuavam resistindo às pressões. Em 5 de novembro, após 69 dias em greve, os trabalhadores conseguiram um reajuste de 31% no salário. Uma grande vitória para a classe, que passou a ser perseguida depois da greve. Muitos perderam seus empregos e foram alvo de represálias.
A insistência e força dos profissionais daquela época se tornou um exemplo para toda a classe. Por isso, o dia 28 de agosto é lembrado como o Dia dos Bancários em todo o Brasil, conforme foi institu ído pela Lei nº 4.368, de 23 de julho de 1964.
Esta garra da categoria bancária, continua presente este ano nas negociações com os bancos. Fortaleça a sua categoria, se não é sindicalizado, sindicalize-se e participe das atividades em defesa da categoria.