Paiva solicita informações ao Procon sobre fiscalizações a bancos

O presidente do SINDBAN (Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região) e vereador do PT, José Antonio Fernandes Paiva, solicitou ao Executivo por meio do requerimento 491/2014, aprovado na reunião ordinária desta segunda-feira, 19, informações por meio da Procuradoria Jur ídica do Munic ípio e Procon sobre os primeiros resultados das fiscalizações realizadas junto ao setor financeiro nesta cidade.
No dia 22 de abril deste ano, a Procuradoria Jur ídica do Munic ípio de Piracicaba promoveu reunião no qual foram convocados gerentes de bancos da cidade. O objetivo do encontro foi o de comunicar aos estabelecimentos bancários que não mais haveria, por parte do Poder Público Municipal, complacência no sentido de aceitar o descumprimento de leis municipais que tocam o setor.
Dentre as leis, Paiva cita a que determina a espera máxima de 15 minutos nas filas de atendimento e a exigência de adequação das agências bancárias às leis que determinam a colocação de biombos que separam o cliente que é atendido, e o que aguarda na fila. A instalação de guarda volumes na área de recepção das agências, colocação de portas giratórias, instalação de caixas eletrônicos com leitura em braile e com altura reduzida, a que determina a disponibilização de uma cadeira de rodas, e, ainda, exigindo a instalação de câmeras de vigilância fora das agências bancárias, a fim de coibir o crime conhecido como “;saidinha de bancos “;.
Paiva salienta que informações obtidas dão conta que a Procuradoria teria alterado sua forma de recepção das denúncias dos clientes contra os bancos, exigindo a presença f ísica do denunciante junto ao órgão fiscalizador (Procon). Também reitera que o centro financeiro da cidade concentra-se na praça José Bonifácio, no Centro da cidade, e que clientes das agências bancárias que vierem a se sentir lesados, tenham que se deslocar até a Prefeitura, no Centro C ívico, para fazer a denúncia.
Diante do exposto, Paiva indaga à Procuradoria a data que teve in ício a fiscalização que foi tema de reunião entre a Procuradoria Jur ídica do Munic ípio e as instituições financeiras. Quais as constatações das fiscalizações, autuações as quais se referem. Também pergunta se houve alguma agência bancária multada desde o dia 22 de abril, pedindo para fazer a relação, motivação da autuação, e valor da multa.
Outra indagação do parlamentar é a respeito de como o cliente, cidadão ou o bancário que se sinta prejudicado pelo não cumprimento das leis deve proceder para a denúncia, e se procede a informação de que a denúncia tem sido aceita apenas pessoalmente. Em caso positivo, pergunta se é poss ível proceder para que se possa facilitar ao cidadão o exerc ício do seu direito de denunciar e ter providências tomadas. Por fim quer saber qual a possibilidade de o Procon instalar um posto de atendimento na região centra da cidade.
Texto: site da Câmara de Vereadores de Piracicaba
Andrey Moral (estagiário)
Supervisão: Erich Vallim Vicente – MTB 40.337
Foto: Fabrice Desmonts – MTB 22.946

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content