Paiva faz primeira agenda oficial como presidente da Frente Sindical

O presidente do SINDBAN (Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região) e vereador pelo PT, José Antonio Fernandes Paiva foi recebido nesta terça-feira, 25, em Limeira pelo presidente da USTL (União Sindical dos Trabalhadores de Limeira), Benedito Honório Barbosa. A agenda foi em agradecimento ao apoio que a organização concedeu a indicação de seu nome à presidência da Frente Sindical e um comprometimento em trabalhar pelas demandas das entidades da cidade.
Paiva foi um dos entrevistados do Programa Jornal Sindical da União Sindical, da TV Jornal de Limeira, ferramenta de diálogo entre a USLT e a classe trabalhadora de Limeira e Região. Na pauta, temas importantes como a exclusão do Aglomerado Urbano de Piracicaba do orçamento estadual, a escassez dos recursos h ídricos da região, que atinge diretamente a cadeira produtiva regional que tem a água como elemento crucial à produção, e problemas relacionados às mais diferentes categorias de trabalhadores e trabalhadoras da Região.
Após a participação no programa, Paiva conheceu as dependências da sede da USTL, que congrega 12 categorias, entre sindicatos e entidades. O local, mantido com parcerias públicas e privadas, oferece aos trabalhadores oito consultórios dentários, um posto da Caixa Econômica Federal e estrutura para realização de cursos e eventos. Segundo Barbosa, a sede inaugurada em janeiro representa o avanço das lutas dos trabalhadores de Limeira. “;Temos como referência a luta Sindical de Piracicaba e entendemos que a união dos sindicatos é quem garante os avanços para as categorias “;, disse Barbosa.
Paiva afirmou o comprometimento da Frente em reunir as demandas regionais dos trabalhadores, transformando em ações. Os l íderes conversaram sobre a possibilidade da Frente Sindical atuar no enfrentamento da problemática da dependência qu ímica, hoje uma triste realidade entre os trabalhadores das mais diversas categorias. “;Uma possibilidade é pensar na implantação de uma Cl ínica Regional para tratar de dependentes qu ímicos. Esta pode ser uma demanda que será trabalhada e levada à Frente Sindical “;, afirmou Paiva.
Durante entrevista à TV Jornal de Limeira, Paiva salientou que um dos objetivos da Frente Sindical é transformar o Aglomerado Urbano de Piracicaba em uma Região Metropolitana, angariando assim mais recursos à Região. “;Transformando o Aglomerado Urbano em Região Metropolitana amplia a importância da Região. A nossa Região está passando por um momento de grande desenvolvimento e através da Frente podemos ampliar essas ações obtendo mais recursos através de Programas do Governo Federal, como o Programa de Aceleração de Crescimento, além de desenvolver projetos de mobilidade urbana, segurança e saúde pública “;, acrescentou.
Paiva falou ainda sobre o papel da Frente em regionalizar a administração pública, delineando assim o que cada região necessita. “;Estamos aqui hoje para agradecer o papel que nos foi incumbido e firmar compromissos. Se nos transformarmos em Região Metropolitana podemos regionalizar as regiões e atender as carências através de uma dinâmica com menos limitação “;, afirmou.
Entre as bandeiras da Frente Sindical estão ainda a luta contra o Projeto de Lei 4330, que trata da terceirização, pelo fim do fator previdenciário e pela jornada de trabalho de 40 horas semanais. Englobando a sociedade civil está ainda a preocupação com os recursos h ídricos, que segundo Paiva é uma responsabilidade que deve ser atribu ída ao Poder Público e empresários, que precisam se preocupar com a preservação, principalmente nos mananciais.
O presidente da USTL agradeceu o apoio de Paiva, que segundo ele, “;é um l íder que faz a diferença no meio sindical, além de ser muito atuante como vereador. Agradecemos o que está fazendo pela nossa Região e é um prazer trabalhar unidos buscando a sustentabilidade da nossa classe “;.
Texto: Michelle Bottin/Fotos: Valéria Rodrigues MTB 23.343

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content