Nesta terça-feira (16), o Sindicato dos Bancários (SindBan), em parceria com a Comissão Municipal de Emprego de Piracicaba (ComEmprego) e Mandato do Vereador José Antonio Fernandes Paiva, promoveu a palestra Acordo Marco Global -; Conjuntura e Impactos nas Relações de Trabalho, ministrada por Marina Silva, assessora da Secretaria de Formação e Relações Internacionais para as Américas, da União Geral dos Trabalhadores (UGT), no Salão Nobre Helly de Campos Melges, na Câmara de Vereadores de Piracicaba. O evento expôs os desafios da classe trabalhadora para garantir direitos fundamentais em um mundo globalizado.
Apesar de não ser amplamente reconhecido como instrumento de relação de trabalho, o Acordo Marco Global, criado nos anos 2000, estabelece normas trabalhistas a serem seguidas em todas as unidades das empresas, independentemente do pa ís em que estiverem sediadas. Além disso, potencializa as ações sindicais frente aos avanços do capital e da precarização do trabalho em esfera mundial.
O presidente da ComEmprego, João Carlos Goya, disse que não existe mais barreiras geográficas e garantir os direitos dos trabalhadores em instancia global é primordial para tentar amenizar diferenças em maior escala. “;Os sindicatos precisam entender do novo cenário para ter um pensar global e um agir local, “; completa.
Segundo a palestrante, Marina Silva, com a formação de aldeias globais de trabalho as multinacionais passaram a buscar pelos pa íses mão de obra barata, a fim de nivelar por baixo os trabalhadores, deixando-os vulneráveis. “;O internacionalismo foi inventado pelos sindicatos, mas agora passou a ser ação do capital. Na ausência de um governo mundial, que regulamente e controle suas atividades, 747 multinacionais são atualmente quem determinam os cenários pol íticos, econômicos, culturais e ambientais de todo mundo “;, completa.
Marina ressalta que o movimento sindical precisa fortalecer suas ações e, que esses acordos marco são suporte desse processo. “;Mas para eles serem efetivos, precisam estar acompanhados de estratégias nacionais, regionais e mundiais “;, reforça.
O presidente do Sindicato dos Bancários, o vereador Paiva, pontua a obrigação dos sindicatos de abraçarem a sociedade e a necessidade da criação de um pacto municipal do emprego em Piracicaba, “;para fortalecer a todos os trabalhadores, pois não está na mão do sistema soluções ou melhores condições para o trabalho. “;
Importância da informação -; A palestrante também mostrou a força da informação e formação durante o evento para que as pessoas não aceitem qualquer coisa como verdade e que cabe aos sindicatos fornecer conhecimento ao trabalhador. “;Temos que utilizar a tecnologia a nosso favor. “;
Paiva destaca as ações do SindBan como ator social e meio de divulgação do trabalhador. “;Pensando na conjuntura e na necessidade de informação, o sindicato abriu o Centro de Comunicação e Marketing, o CeCom, com o objetivo de manter o trabalhador ciente de todas as atividades e mudanças no cenário tanto da categoria, como no mundo. “;