Durante reunião promovida pelo Conselho Comunitário de Segurança do 1º DP, da Região Central, técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, ao exporem os diversos projetos sociais desenvolvidos pela Prefeitura, declararam que a cidade tem somente 90 crianças em estado de rua. Na reunião, que aconteceu no Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região, as técnicas da Semds disseram que há apenas duas crianças vivendo nas ruas da cidade.
Da reunião, coordenada pelo presidente do Conseg, Marcelo Abrahão, participaram o delegado Seccional, João Dutra, além do comandante da Guarda Municipal, Sillas Romualdo; a delegada do 1º DP, Eliana Carmona; o sargento Padovani, da PM; a presidente do Conespi (Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba), ângela Ulices Savian, além de integrantes do Conseg. A secretária de Desenvolvimento Social, Angélica Guércio, que alegou compromissos em São Paulo, foi representada pelas assistentes sociais Fabiana Menegom Campos, Daniela Caroba e Carla Gonçalves Marques, que apresentaram os diversos programas desenvolvidos pelo munic ípio, que vem empregando anualmente cerca de R$ 3.233 mil em projetos relacionados ao Fundo Municipal de Assistência Social, sendo pouco mais de R$ 800 mil oriundos de verbas federais e estaduais.
De acordo com as técnicas da Semds, 89,15% das crianças que ficam nas ruas da cidade, 89,15% são meninos, sendo que 55,2% realizam trabalho infantil, enquanto que 20,5% praticam a mendicância. Deste total, 66,66% têm entre 11 e 15 anos, enquanto que 21,12% de 6 a 10 anos e 11,24% de 16 a 18 anos. A maior parte destas crianças, ou seja, 46,4% são da região norte da cidade (Bosque dos Lenheiros), enquanto que 23,3% da região oeste e 13,8% da região sul.
De acordo com Marcelo Abrahão, agora o Conseg do 1º DP, com os dados obtidos, conhecendo o trabalho que vem sendo desenvolvido, pretende fazer uma discussão interna e, se for o caso, estar contribuindo com o munic ípio, dando sugestões, apoiando e até ajudando no desenvolvimento de pol íticas voltadas ao menor de rua. “;Com certeza, foi uma reunião muito proveitosa, uma vez que pudemos tomar conhecimento do que o munic ípio vem fazendo para retirar as crianças das ruas “;, complementa.
Vanderlei Zampaulo -; MTb-20.124