Mesa específica da Caixa: Mobilização traz avanços ainda insuficientes

A rejeição das propostas da Fenaban (federação dos bancos) e da Caixa nas assembleias, realizadas pelos sindicatos de todo o Brasil no dia 8 de agosto -; que contaram com presença maciça dos empregados -;, foi repassada à direção do banco, na sexta rodada de negociação espec ífica, na tarde desta sexta 17, em São Paulo.

“;Os empregados da Caixa vêm organizando um movimento em defesa da Caixa 100% Pública, em defesa do Saúde Caixa, em defesa da Funcef, em defesa da saúde e de melhores condições de trabalho e por Nenhum Direito a Menos “;, comenta o diretor do Sindicato e empregado da Caixa, Ubiratan Campos da Amaral.

Na sequência, os empregados cobraram uma mudança de postura na mesa por parte do banco. Diante disso, a Caixa apresentou uma nova complementação da proposta das cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), mas ainda existem pendências. O banco também reafirmou que vai seguir osíndices da Fenaban nas cláusulas econômicas.

Na última negociação, o banco havia apresentado uma proposta de renovação do ACT que ignorava diversas cláusulas conquistadas. O debate foi intenso e itens que não tinham sido garantidos anteriormente foram apresentados, mas com propostas de mudanças. Até segunda-feira 20, a Caixa enviará naíntegra todos esses pontos por escrito para avaliação.

Um avanço importante na reunião foi a PLR. “;A Caixa revelou que conseguiu vencer o limitador da PLR e que seguirá as regras da Fenaban. é uma conquista da luta, da nossa mobilização. Por isso, os empregados devem lotar, novamente, as próximas assembleias “;, comemorou o coordenador.

Ubiratan cobrou ainda um debate sério sobre o Saúde Caixa. “;O banco colocou uma proposta de assistência à saúde que não é o Saúde Caixa. Informou que garante Saúde Caixa para quem está na ativa e para quem está aposentado atualmente, com o modelo atual, até 2021, mas não deixa claro como vai se dar o custeio e a as demais garantias do Saúde Caixa. Por isso, os empregados precisam continuar mobilizados para defender nossos direitos. Nós precisamos de unidade e que os empregados estejam mobilizados junto com os sindicatos. “;

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content