Nesta terça-feira, 12, foi promulgado em ato inédito na Câmara Municipal de Piracicaba decreto legislativo, de autoria do vereador José Antonio Fernandes Paiva, presidente do SindBan, que institui o “;Dia Municipal em Memória às V ítimas de Acidentes de Trabalho “;, que será celebrado, anualmente, em 28 de abril. Uma vitória do movimento sindical.
O projeto tem como finalidade a realização de campanhas e atividades de prevenção de acidentes do trabalho, que visam a promoção, proteção e defesa da vida dos trabalhadores. As ações poderão ser realizadas em conjunto com entidades, sindicatos, órgãos, comissões, organizações, associações ou fundações, governamentais ou não.
Além do vereador Paiva e do presidente da Câmara, Matheus Erler, na formação e extensão da mesa, os vereadores Francisco Almeida do Nascimento e Madalena; o secretário do Trabalho e Renda do Munic ípio, Sérgio Furtuoso; Fânio Gomes, presidente do Conespi; Eliana Soares Bueno, gerente executiva do INSS; Ronaldo Castilho, representante do vereador André Bandeira; Francisco Pinto Filho, presidente do Sindicato dos Papeleiros; Marcelo Abrahão, representante da CUT Regional; Milton Costa, representante da UGT e Sérgio Luiz Souza, da Nova Central Sindical.
Paiva agradeceu a presença das autoridades, dos dirigentes sindicais, movimentos sociais e dos colaboradores no ato que marca a história da Casa de Leis e dos trabalhadores de Piracicaba. O autor do PL enfatizou que o projeto era um desejo do movimento sindical. “;Essa não é uma iniciativa do vereador Paiva, mas é a consolidação de uma luta para que não tenhamos em 2016 mais de 10 mil acidentes de trabalho, sete óbitos, um acidente por hora. Agora temos um forte aliado, a Câmara de Vereadores. “;